As melhores dicas de como se proteger de ataques de phishing!
Compartilhar

Talvez você já tenha ouvido falar sobre phishing, talvez não. Independente da resposta e de onde você se encontra, sempre é uma boa ideia estar em dia com as melhores maneiras de se proteger de ataques de phishing.

Esses ataques são uma maneira que criminosos e pessoas mal-intencionadas usam para te atacar e roubar os seus dados, de diversos modos diferentes.

Nesse artigo, nós vamos falar sobre o que é o tal do phishing e, acima disso, vamos te dar várias dicas e conselhos de como se previnir para não sofrer desses ataques. Siga lendo!

1. O que é phishing?

Antes de mais nada, é uma boa explicarmos de maneira sucinta o que é phishing. Ataques de phishing são uma maneira com que hackers te fazem dar acesso ao seu dispositivo, às suas contas, ou à informações pessoais suas.

Eles fazem isso ao se passarem por alguém ou alguma empresa que você confia. Ou seja, são esquemas de engenharia social com o objetivo de ganhar acesso às contas mais privadas (incluindo às do banco)!

Vale mencionar que, enquanto todo mundo pode sofrer ataques de phishing, quem deve mais se proteger deles são os idosos e crianças e adolescentes, justamente por serem grupos mais vulneráveis.

O que é phishing se proteger de ataques de phishing

2. Quais os tipos de ataques de phishing?

Existem alguns tipos principais de ataques aos quais você deve prestar atenção por serem os mais comuns. São eles:

  • Phishing por email: O primeiro, e mais clássico, são os ataques que se dão por email. Nesse tipo, você vai receber um email que diz ser de alguma fonte confiável, como o seu banco ou operadora de telefonia.
    Nesse email, estará dizendo que tem algum problema na sua conta que você precisa consertar, pedindo que siga um link que vai pedir as suas informações.
  • Phishing por mensagem ou voz: Para se proteger de ataques de phishing, você tem que estar ciente dosataques por voz ou mensagens. Aqui, você vai receber um SMS ou telefonema de alguém se passando por uma entidade confiável que vai pedir informações suas.
  • Phishing por mídias sociais: O último dos maiores tipos é o phishing por mídias sociais, onde criminosos usam posts ou mensagens diretas. Frequentemente essas pessoas se passam por amigos seus, ou tentam criar uma relação de amizade com você, antes de realmente entrar na ofensiva.

3. Como reconhecer e se proteger de ataques de phishing?

Para identificar um ataque de phishing é necessário conseguir encontrar coisas inconsistentes ou estranhas, o que pode ser difícil. O primeiro e mais importante passo é pensar bem antes de abrir qualquer link, anexo, ou resposta a emails e mensagens.

Existem algumas coisas que ajudam a identificar uma tentativa de ataque por email ou mensagem, mesmo que se esforcem para parecer ser legítimos. As principais são:

  • Anexos ou links desnecessários;
  • Erros de grafia, assim como gramática ruim;
  • Imagens e gráficos com um aspecto não profissional;
  • Um imediatismo desnecessário quanto a verificar a validade do seu endereço de email ou outras informações pessoais;
  • Não se referir a você por nome, e sim por, por exemplo, “Querido cliente”.

Como os reconhecer se proteger de ataques de phishing

Com essas coisas em mente, é bom que falemos também dos principais passos que você pode tomar ativamente para se proteger de ataques de phishing. Mantenha em mente que, por mais que essa lista vá ser comprida e detalhada, não tem como cobrirmos tudo!

  • Use o bom-senso antes de enviar qualquer informação pessoal sua por email, telefone, ou links. Para isso, sempre que receber um email de seu banco ou empresa que tenha conta, NÃO responda, e sim faça um telefonema para eles.
    Se no corpo do email tiver um número para ligar, o ignore e busque na internet o número de contato dessa empresa. Caso, por meio desse telefonema, a veracidade do email seja confirmada, daí sim pode responder com as informações;
  • Se o email recebido estiver na caixa de Spam do seu serviço de email, saiba que esses serviços tem técnicas bastante boas para diferenciar mensagens reais das falsas. Ou seja, geralmente o ideal é só ignorar elas, a menos que tenha uma razão bem boa para achar que algo na caixa de Spam é real.
  • Para se proteger de ataques de phishing, não confie em mensagens alarmantes. Ao receber um email que diz “Responda urgentemente” ou qualquer coisa similar, mantenha em mente que provavelmente é falso!
    Empresas reais, confiáveis, evitam esse tipo de palavreado, ainda mais quando pedindo informações pessoais suas. Novamente, ligue para a empresa para confirmar a veracidade;
  • Não abra os anexos de qualquer email suspeito ou estranho;
  • Evite abrir links nos emails, já que esses podem muito facilmente ter algum malware. Só abra links que venham de um endereço de email que você sabe que pode confiar;
  • Mantenha o seu antivírus (recomendamos o Bitdefender) e o seu sistema operacional em dia. As atualizações servem para que o antivírus encontre mais ataques de todos os tipos, e o sistema operacional corrija brechas de segurança.

Use o Bitdefender para se proteger de ataques de phishing (e de muitos outros tipos)!

A última dica que podemos te dar, e certamente uma das mais úteis, é utilizar o antivírus Bitdefender para se proteger de todo o tipo de malware e ataque no seu computador, smartphones, e dispositivos inteligentes.

Use o bitdefender para se proteger de ataques de phishing

Ele é o melhor antivírus para Windows e todas as outras plataformas, oferecendo proteção de alto nível. É líder em segurança virtual, com excelentes soluções não só para a prevenção, mas também a detecção e a resposta a ameaças online para todo mundo.

Com o Bitdefender instalado em seu computador, você vai ter proteção em tempo real, prevenção de ataques na web, ferramentas antiphishing e antifraude, prevenção de ameaças a sua rede, um sistema que irá buscar brechas de segurança em seu sistema, uma ferramenta que aumenta a segurança de seu internet banking, e muito mais.

Para descobrir tudo sobre o Bitdefender, quais são as suas versões, e começar a usar ele agora mesmo basta seguir esse link!

Lojas em Destaque
Relacionados
Assine nossa nesletter

Quer receber novidades e dicas quentes da Tec8? Digite abaixo seu e-mail e assine nossa newsletter.


Parceria Tec8 Quer ser parceiro do Tec8? Entre em contato. Entrar em Contato