Entenda por que estudantes universitários devem proteger seus dispositivos virtuais
Compartilhar

Crimes cibernéticos podem acontecer com qualquer pessoa, mas certos grupos podem correr mais riscos do que outros.

Para estudantes universitários, isso é especialmente verdadeiro – toda a sua vida gira em torno da internet, que se tornou parte integrante de seu sucesso na educação e na vida pessoal.

Sabendo que estão constantemente conectados aos seus dispositivos, os cibercriminosos procuram estudantes universitários desavisados ​​para atacar todos os dias.

Permitir que um desses hackers acesse suas informações pode colocá-lo em risco de roubo de identidade, vírus, perseguição cibernética, fraude e muito mais. É importante fazer da segurança virtual uma prioridade elevada por meio da educação e dos recursos disponíveis.

Embora os campus universitários trabalhem muito para proteger seus alunos contra os perigos da Internet, existem etapas que você mesmo pode seguir para garantir sua própria segurança online.

Aqui estão as principais considerações que os estudantes universitários devem ter em mente para proteger seus dispositivos e presença digital.

Proteja seus dispositivos

Quer se trate de um laptop que você usa para as tarefas escolares ou um dispositivo móvel que o mantém conectado à família e aos amigos, todos seus dispositivos pessoais devem estar de acordo com sua estratégia de segurança seja ela externa ou interna.

Externamente

  • Coloque protetores de tela em seus dispositivos para evitar que se quebrem ou se desenvolvam rachaduras caso você o deixe cair. Certifique-se de mantê-lo em um local seguro quando tiver amigos em seu quarto para que não haja chance de ele cair ou ser pisado.
  • Invista em um cadeado, cofre ou algo semelhante que lhe trará tranquilidade. Muitos estudantes universitários vão morar com um estranho no primeiro ano. Isso pode ser intimidante o suficiente, mas se preocupar com eles sendo um ladrão é mais do que você deveria ter que lidar. O furto insignificante ocorre com frequência nos campus universitários, portanto, seja cauteloso ao seu redor e nunca deixe seu (s) dispositivo (s) sem vigilância.
  • Registre cada dispositivo que fornece esta opção com seu fabricante original. Além disso, certifique-se de anotar o número de série para referência pessoal. Se o seu dispositivo desaparecer, a polícia terá mais facilidade para ajudá-lo a recuperá-lo com essas informações.

Internamente

  • Baixe o software adequado para se proteger contra malware e vírus prejudiciais que podem infectar seu computador. O software antivírus é uma ótima ferramenta para impedir a tentativa de download desses softwares maliciosos. Também é aconselhável considerar a utilização de uma VPN que criptografará seus dados, fornecendo a você uma experiência privada e segura enquanto navega em uma rede não segura. Embora haja diferentes serviços no mercado, sugerimos que leia este artigo para conhecer a melhor VPN para proteger seu dispositivo iOS. Caso utilize um dispositivo Android ou possua o sistema operacional Windows em seu computador, é igualmente importante pesquisar as opções disponíveis e escolher aquela que se adequa melhor as suas necessidades.
  • Sempre use uma senha forte, misture letras, números, caracteres especiais e o uso de maiúsculas e minúsculas. Cada conta para a qual você tem uma senha deve, de preferência, ter sua própria senha exclusiva. Se você tiver problemas para lembrar de todos, considere um gerenciador de senhas para ajudá-lo. Configurar um processo de autenticação em duas etapas também é uma ótima maneira de proteger suas contas.
  • Embora possa parecer mais fácil ignorar as notificações de atualização que aparecem em seus aplicativos e área de trabalho, esse é um hábito que você deve tentar abandonar. Essas atualizações geralmente são lançadas depois que um problema de segurança é encontrado e a empresa precisa que você atualize o aplicativo para que as alterações tenham efeito.

Faça backup de todos os seus dados

Este ponto nunca pode ser enfatizado o suficiente para estudantes universitários.

Você depende de tantos dados durante seus anos de estudos, e não há pior sensação do que trabalhar tarde da noite em um trabalho apenas para seu computador travar e não salvar as últimas páginas.

Salve, salve e salve novamente! Não existe economia em excesso. Uma ótima maneira de fazer backup dos dados é comprar um disco rígido externo. Se o seu computador travar devido a um vírus, você ficará muito grato por ter feito o backup de tudo.

Evite golpes contra sua segurança

Os golpes mais comuns que os estudantes universitários enfrentam e dos quais você deve estar ciente incluem:

  • Ataques de phishing: se você receber um e-mail que parece ter vindo de um administrador da universidade, mas está pedindo mais informações pessoais do que você gostaria de compartilhar, tenha cuidado, pode ser um ataque de phishing. Golpistas se passam por funcionários da faculdade o tempo todo, mas os e-mails ficarão um pouco errados com logotipos de baixa qualidade, palavras estranhas e links suspeitos.
  • Golpes de namoro: usar aplicativos populares de namoro pode ser uma ótima maneira de conhecer novos amigos ou parceiros românticos. No entanto, nem todo mundo usa esses aplicativos pelos motivos certos. Tenha cuidado com quem você compartilha informações e verifique se elas são reais antes de se encontrar com eles.
  • Golpes de bolsas de estudo e empréstimos estudantis: infelizmente, os golpistas farão você acreditar que recebe uma bolsa de estudos ou financiamento financeiro adicional – por um preço. Pode ser mais difícil testar a legitimidade deles, mas com um pouco de pesquisa, tudo é possível.

Por fim, proteja seu ID digital

Quando foi a última vez que você pesquisou seu nome completo no Google? Se já faz um tempo ou se você nunca fez isso, vá e faça agora.

Que resultados aparecem? Dê uma olhada ao redor e certifique-se de que todos os resultados são representações positivas de você. Cada vez que você usa a internet, você deixa um rastro de evidências, criando sua identidade digital.

Os futuros empregadores analisam essas informações. Se houver algo que você não gostaria que o empregador encontrasse, remova-o ou peça ao administrador do site para fazê-lo.

No entanto, essas informações muitas vezes ainda podem ser descobertas por qualquer pessoa que conheça bem os computadores.

Então, da próxima vez que você postar uma foto embaraçosa de você e seus amigos ou tweetar uma declaração prejudicial sobre um professor, pense duas vezes. A internet sempre tem um jeito de voltar para nos assombrar.

Lojas em Destaque
Relacionados
Assine nossa nesletter

Quer receber novidades e dicas quentes da Tec8? Digite abaixo seu e-mail e assine nossa newsletter.


Parceria Tec8 Quer ser parceiro do Tec8? Entre em contato. Entrar em Contato