Como testar a velocidade da internet com muita facilidade!
Compartilhar

Se você recentemente contratou um novo plano de internet e tem interesse em saber se está recebendo a velocidade contratada, pode ser muito útil aprender como você pode testar a velocidade da internet.

Para isso, existem várias diferentes plataformas que pode usar. Nesse artigo, nós vamos falar sobre uma das melhores e mais fáceis de usar, o SpeedCheck. Confira abaixo!

Por que testar a velocidade da internet?

Essa pode parecer uma pergunta com uma resposta bastante óbvia, mas que ainda assim vale a pena explicarmos melhor, já que tem várias razões válidas pelas quais é uma boa fazer essa verificação com regularidade.

Para começar, temos provavelmente a resposta mais óbvia: você quer receber o que você paga, não? Num geral, os planos de internet tem um preço bastante elevado, e dependendo da operadora você sequer recebe o que paga.

Ao utilizar um serviço como o SpeedCheck, vai ser possível testar em tempo real, a qualquer momento do dia, se a velocidade da internet que você recebe é a mesma que você contratou.

Na verdade, as prestadores de internet são obrigadas a prover, em média, 80% da velocidade que você contratou, não podendo nunca cair abaixo de 40%. Ou seja, se você paga por 100 Mb, e quando testar estiver recebendo abaixo de 40 Mb, pode conseguir reembolso!

Além disso, é importante receber a velocidade contratada para poder fazer as coisas que deseja, como assistir a séries e filmes na Netflix ou jogar algum jogo online seu da Steam, por exemplo.

Imagem de exemplo testar a velocidade da internet

É verdade que existem muitas plataformas e sites para testar a velocidade da internet. Contudo, o SpeedCheck é realmente eficaz e muito fácil de se usar, tendo até mesmo aplicativos para iOS e para Android.

Com ele, você vai poder testar a velocidade e a qualidade da conexão por seu dispositivo, o que é feito por meio de muitos testes sequenciais que vão analisar todos os aspectos da sua conexão, incluindo a latência (ou ping), a velocidade de download, e a de upload.

O que são todas essas características?

  • Velocidade de download: A velocidade de download é a métrica mais comum quando você vai testar a internet, representando a taxa que o seu dispositivo consegue receber dados da internet. É medida tipicamente em Mb/s hoje em dia, mas também é possível encontrar as métricas Kb/s e MB/s.
    Em suma, ela representa a velocidade que os sites, vídeos, filmes, e coisas do tipo vão carregar;
  • Velocidade de upload: Já a de upload representa o exato oposto: a taxa que o seu dispositivo consegue enviar dados para a internet, utilizando das mesmas medidas que a de download.
    Em suma, ela vai representar o quão rápido é possível enviar vídeos para o YouTube ou o Facebook, por exemplo;
  • Latência (ping): Por fim, a latência, ou ping, representa o atraso que o sinal de internet, ou os pacotes de dados enviados, tem até chegar ao destino. Ou seja, o tempo que demora para algum dado ser enviado a um servidor e obter a resposta de foi recebido. É tipicamente medido e ms, e o quanto menor, melhor.
    De maneira simplificada, é útil apenas para jogos online, onde um atraso maior vai afetar muito.

fazendo o teste

Como que o SpeedCheck faz todos esses testes?

  • Velocidade de download: Para testar a velocidade de download de sua internet, ele vai abrir várias conexões a um servidor e forçar o download de vários arquivos grandes em todas as conexões. Com isso, vai obter a velocidade máxima de download;
  • Velocidade de upload: De maneira similar, ele vai abrir várias conexões a um servidor de teste, mas em vez de baixar um arquivo grande vai enviar um arquivo grande para o servidor. Assim, vai te mostrar a velocidade máxima da sua internet;
  • Latência (ping): Para o teste de ping, o SpeedCheck vai enviar um pequeno pacote de dados para o servidor de teste. Assim que esse servidor receber o pacote, vai enviar uma confirmação de volta. O tempo até essa confirmação ser recebida é o seu ping. São feitos vários testes em sequência para uma leitura precisa.

O melhor é que tudo isso é feito de maneira automática para você, com apenas um clique do mouse no botão de Start test!

Como testar a velocidade da internet?

Para completar, vamos te ensinar como pode fazer esse teste por meio do SpeedCheck. O processo é genuinamente simples: para começar, siga o link até o site oficial do SpeedCheck.

Lá, clique no botão de Start test e o site vai começar a fazer todos os testes para você, primeiro o de latência, depois o de download, e depois o de upload.

Nos resultados, o mais de cima é o seu ping. O segundo é o de download, depois vem o de upload. Abaixo está o seu endereço de IP e, por fim, o seu provedor de internet!

resultados testar a velocidade da internet

Lojas em Destaque
Relacionados
Assine nossa nesletter

Quer receber novidades e dicas quentes da Tec8? Digite abaixo seu e-mail e assine nossa newsletter.


Parceria Tec8 Quer ser parceiro do Tec8? Entre em contato. Entrar em Contato