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Instagram para Empresas: 5 Métricas para Analisar Hoje + 10 Dicas Valiosas para sua Marca Crescer na Rede!

Autor do post: Tiago Zanon
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O Instagram para Empresas traz várias ferramentas para análise de resultados da conta, como impressões, visualizações, dados pessoais dos seguidores e muito mais.

Se você tem uma marca, não perca mais tempo e aprenda como utilizar a conta comercial agora!

Você sabia que por muitos anos as empresas usaram conta pessoal do Instagram porque o Instagram para Empresas ainda não existia? 

A conta comercial só surgiu em meados de 2016 após muitas pesquisas com pequenos e grandes negócios, os quais apresentavam:

  • O desejo de sobressaírem no Instagram, terem destaque em relação aos perfis de pessoas comuns;
  • A necessidade de compreenderem o comportamento dos seguidores acerca da marca no Instagram;
  • A intenção de atingir cada vez mais pessoas.

Essa atualização da rede trouxe um trio de benefícios para as empresas:

  • Profissionalização dos perfis empresariais;
  • Acesso às métricas de engajamento;
  • Possibilidade de criar anúncios patrocinados.

Como resultado, tais implementações abriram espaço para os negócios crescerem no Instagram e conquistarem os usuários da rede.

No entanto, antes de conhecer a fundo os benefícios, você precisa entender o que é o Instagram para Empresas!

O que é Instagram para Empresas?

O Instagram para Empresas é uma solução da própria rede social para mensurar os resultados de um negócio na plataforma através de:

  • Dados dos seguidores, como gênero, idade e localização;
  • Engajamento das postagens, como salvamentos, comentários e curtidas;
  • Relacionamento dos usuários com a marca, como directs, e mais.

Além disso, com uma conta comercial é possível:

  • Adicionar o contato do seu negócio;
  • Informar o endereço da loja física, se houver;
  • Incorporar o site da sua marca na bio do Instagram;
  • Criar anúncios para atrair mais seguidores.

Posso ter um perfil comercial no Instagram?

Tanto pessoas quanto negócios podem fazer proveito dos benefícios citados acima para mensurar o perfil

A conta que dá esse direito é chamada de conta comercial. Portanto, você pode ter sim o seu Instagram para Empresas!

A única exigência da rede é que a sua conta tenha, ao menos 100 seguidores.

Quanto obtiver essa quantia, você consegue alterar de conta comum para comercial da seguinte maneira:

  • Entrar no seu perfil e clicar nas linhas do canto superior direito;
  • Selecionar “Configurações”;
  • Ao abrir uma nova página, você deve escolher a opção “Conta”;
  • Agora é só clicar em “Mudar para conta comercial”.

Inclusive, após alterar para conta comercial você consegue adicionar outras informações relevantes da sua marca, como o site, a localização e as maneiras de contato que o público tem com o seu negócio.

Por fim o Instagram solicita um período de 7 dias para coleta de dados da sua conta e dos seguidores da sua marca.

Depois dessa etapa, você tem acesso a:

  • Quem é o seu público;
  • A quantidade de impressões que a conta recebeu;
  • Quantas visualizações houveram no perfil do seu negócio;
  • Alcance do Instagram da sua marca de maneira geral;
  • Quantos cliques houveram para abrir o site da sua bio;
  • E outras métricas de retorno da audiência.

Logo, além de você poder ter uma conta comercial de Instagram para Empresas, você deve ter essa conta para mensurar o resultado do público!

5 Métricas do Instagram para Empresas

Há algumas métricas disponibilizadas no Instagram para Empresas que você precisa conhecer para mensurar os resultados. Vejamos a seguir.

#1: Alcance

Com o alcance, você descobre quantos usuários a sua marca atingiu nos últimos 7 dias no Instagram.

#2: Impressões

As impressões mostram a quantidade total de usuários que viram o conteúdo da sua marca na última semana.

Aliás, se o mesmo usuário viu a publicação mais de uma vez, será contabilizado, nas impressões, a quantidade de vezes que ele viu.

#3: Visualizações

Aqui, você descobre quantos usuários acessaram o perfil da sua marca nos últimos 7 dias.

#4: Cliques no Site

As métricas de cliques no site mostram quantas pessoas clicaram no link da sua bio.

#5: Público

Se você busca entender quem é o público do seu negócio no Instagram, é essa métrica que você precisa. É possível:

  • Comparar a porcentagem de homens e mulheres que seguem a sua marca;
  • Ver a faixa etária que cada gênero pertence;
  • Quais são as localizações dos seguidores;
  • Quais são os horários e dicas que eles ficam mais ativos na rede.

Outras Métricas

Há outras métricas que você pode utilizar para beneficiar sua marca, como as métricas de cada postagem e a dos stories, que são analisadas separadamente.

Alcance Mais Usuários ao Promover seus Conteúdos

Quando se tem um Instagram para Empresas, você pode promover conteúdos que performam bem entre os usuários, fazendo eles chegarem em um público maior que pode e tornar seu cliente:

  • Para isso, selecione o conteúdo que você quer anunciar e clique no botão azul “Promover”, que aparece no canto inferior direito da postagem;
  • Entre com o Facebook e vá em “Continuar”;
  • Se você não tiver uma página no Facebook, esse é o momento de criar. Senão, é só dar continuidade nas próximas etapas;
  • Agora vá em “Criar promoção” e elabore sua campanha.

Você pode criar o seu próprio público-alvo ou usar um já pronto para você. 

No caso de você ter um pouco mais de experiência com criação de anúncios, aconselhamos que você determine quem é o público-alvo da sua campanha.

Dessa forma as chances do conteúdo chegar nas pessoas certas é maior.

10 Dicas Incríveis para Atrair Mais Seguidores para o Instagram da sua Empresa

Você sabia que o Instagram é um dos responsáveis pelo comportamento de consumo das pessoas? Isso porque é uma ferramenta excelente para pesquisar compras, encorajar o consumo, reconhecer e reforçar a marca, e muito mais.

Sabendo disso, se torna clara a necessidade do seu negócio ter um Instagram para empresas, não é? Então abaixo você encontra dicas valiosas para atrair os usuários da rede para o Instagram da sua marca.

#1: Planejamento

O primeiro passo antes de ter uma conta comercial para o seu negócio é conhecer o seu público e quais são seus objetivos no Instagram. 

Com isso em mãos, você sabe como apresentar o conteúdo da sua marca, como produtos e serviços, para chamar atenção dos usuários e clientes em potencial.

Inclusive, reserve um tempo no final do mês para planejar as postagens do mês seguinte.

Pense no conteúdo por completo, desde as imagens de alta qualidade até legendas que conectam

#2: Conta Comercial

Como já foi dito acima, é fundamental transformar a conta comum em uma conta comercial para sua marca. Assim você tem acesso à todas as métricas conversadas anteriormente. 

#3: Feed Organizado

O que é mais atraente, uma marca que tem um feed que respeita uma paleta de cores, traz uma variedade de imagens e conteúdos de valor ou um feed que posta sem critério?

A resposta é óbvia, não é mesmo? Portanto organize o seu feed para se tornar harmônico aos olhos dos usuários:

  • Tenha uma paleta de cores e tonalidades bem definidas;
  • Traga imagens diferentes, como ângulos de foto diversificados e variedade de elementos;
  • Faça testes antes da postagem. Há aplicativos que permitem adicionar as fotos como prévias e, assim, organizar a ordem de postagem antes dos conteúdos serem enviados ao ar.

#4: Dedicação às Postagens

Não basta apenas ter uma conta comercial de Instagram para Empresas, é preciso ter constância nas postagens.

Portanto, busque se organizar para, diariamente:

  • Postar no feed 2 vezes;
  • Criar 1 Reels;
  • Fazer, no mínimo, 15 stories.

Com essa frequência os seus conteúdos são cada vez mais entregues aos seguidores e sua marca vai ganhando audiência de maneira exponencial.

#5: Conteúdo de Valor

Os conteúdos de valor são capazes de conectar o público com a sua marca e gerar identificação, assim eles engajam com o seu negócio.

Se você tem dificuldade em criar legendas valiosas, aqui estão algumas dicas:

  • Comece a legenda entregando valor. Então mesmo que você se estenda depois, seja objetivo já nas primeiras linhas do texto;
  • Conheça o seu público para reconhecer a maneira de conversar com ele, como utilizar de uma linguagem mais formal ou mais descontraída, por exemplo;
  • Lembre-se que você deve entregar aquilo que os seguidores querem, então se atente aos assuntos do momento e preste atenção se há dúvidas que o público quer que sejam respondidas;
  • Utilize da prática do storytelling para contar sobre os produtos e serviços do seu negócio;
  • Sempre chame os seguidores para alguma ação no final da legenda, como entrar em contato com a sua marca, compartilhar a postagem com amigos que também achariam o conteúdo interessante e responder algo nos comentários.

Inclusive, invista nos conteúdos que você vê que melhor performam entre seus seguidores.

Atente-se aos salvamentos, directs, comentários e curtidas de cada postagem para isso. 

Por fim, verifique quais são os dias e horários que seu público está mais ativo para realizar a postagem nestes momentos.

#6: Hashtags Estratégicas

As hashtags são ótimas para os usuários do Instagram descobrirem sua marca:

  • Dê preferência por hashtags que são do mesmo nicho de mercado que o seu negócio;
  • Use entre 5 a 10 hashtags e sempre altere de conteúdo para conteúdo;
  • Veja quais são as hashtags que seus concorrentes e semelhantes estão usando.

Porém, evite usar hashtags banidas pelo Instagram, elas podem levar sua marca à penalização.

#7: Relacionamento

O relacionamento com seus seguidores é essencial para alavancar sua marca entre o público.

Se você busca reforçar seu negócio no Instagram e conquistar cada vez mais pessoas, cultive uma boa interação com os usuários:

  • Responda aos comentários das postagens de maneira individual, ou seja, evite parecer que a sua mensagem para o seguidor é automática. Chame-o pelo nome e mostre uma postura simpática;
  • Crie enquetes, perguntas e listas nos stories para o público interagir por essa ferramenta. Lembre-se de comentar os resultados depois e tirar dúvidas que possam surgir do público;
  • Compartilhe postagens que a sua marca foi marcada porque o cliente quis mostrar seus produtos ou serviços no perfil dele;
  • Retorne todas as mensagens que são enviadas para o direct do Instagram da sua marca. Demonstre interesse em conversar com os seguidores.

#8: Stories e Reels

No Instagram para Empresas, também é preciso compartilhar stories com o público.

Os stories criam uma imagem mais pessoal da sua marca, então aposte em mostrar os bastidores do negócio.

Quer outras soluções de stories? Grave vídeos que tiram dúvidas de seguidores e compradores em potencial e mostre seus produtos e serviços.

Por outro lado há o Reels, uma nova ferramenta do Instagram que cria vídeos de até 30 segundos e traz um conteúdo mais descontraído e objetivo para os usuários.

#9: Vincular o Instagram à Outras Redes Sociais

O Instagram é uma rede social capaz de vincular com várias outras.

Portanto, indicamos que faça a vinculação para seguidores e clientes encontrarem a sua marca com maior facilidade.

#10: Conquiste Mais Seguidores

Nós sabemos que um grande número de seguidores atrai qualquer público, mas que não é sempre tão fácil aumentar essa quantidade de pessoas rapidamente, não é mesmo?

Pensando nisso, apresentamos a Nikau, uma plataforma de automação para o seu Instagram:

  • Seu negócio alcança seguidores engajados com os produtos e serviços;
  • Você consegue acompanhar os resultados do seu Instagram em tempo real;
  • Os seus dados são protegidos e a automação é totalmente segura;
  • Seu Instagram começa a seguir os usuários de maneira automática e depois deixa de seguí-los;
  • Para chamar a atenção do público, as curtidas nos conteúdos dos usuários são automáticas também;
  • Você determina a segmentação das pessoas que o seu Instagram precisa atingir, então você filtra por perfil, localização e hashtag;
  • O suporte é personalizado e prestado por Whatsapp ou chat, como você preferir;
  • Você ainda ganha um guia para aumentar suas vendas pelo Instagram.

E se eu comprar seguidores?

É comum você se questionar se, nesse caso, a compra de seguidores não vale a pena. 

Porém essa prática costuma não trazer resultados reais.

Se você busca por seguidores segmentados e que podem ser futuros clientes, teste grátis por 5 dias o programa da Nikau e turbine seu Instagram!

Chegamos ao final do conteúdo e você sabe tudo sobre o Instagram para Empresas, até o que é cada métrica da rede e como analisá-la.

Agora faça proveito disso e alavanque a sua marca no Instagram hoje!

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