EaseUS Data Recovery Wizard é bom? Confira o review!
Compartilhar

Quando você menos espera, pode precisar recuperar algum arquivo importante do computador. É por isso que softwares como o EaseUS Data Recovery Wizard foram lançados no mercado.

Mas pode ser que você nem saiba que eles existam, já que reaver arquivos não é tão corriqueiro. Acredite: em algum momento você apagará um arquivo por distração ou por acreditar que ele não seria mais útil. A surpresa: ele ainda será e ficará desesperado tentando reaver estes arquivos.

O EaseUS Data Recovery Wizard é um programa para PCs com sistema operacional Windows ou Mac.

Nos próximos parágrafos, vamos falar em mais detalhe o que ele faz, como recuperar arquivos com o programa e ilustrar quaisquer outras funcionalidades que ele possua.

Claro, ao final você também saberá a resposta para a pergunta que fizemos no título com o nosso veredito. Confira abaixo!

O que o EaseUS Data Recovery Wizard faz?

Como mostramos na introdução, o programa serve principalmente para recuperar arquivos deletados ou perdidos em erros de sistema, por exemplo.

O software é capaz de recuperar a maioria dos arquivos, sejam eles documentos feitos no pacote Office ou Google, fotos ou vídeos, arquivos de edição como os do Photoshop ou música, entre outras diversas extensões.

Ele também é útil para recuperar partições do seu HD que porventura sofreram algum tipo de erro ou corrupção. O mesmo pode ser dito para pen drives ou cartões de memória, bastando os inserir no computador.

O EaseUS Data Recovery Wizard propagandeia fortemente seu avançado sistema de escaneamento, usado para encontrar esses arquivos perdidos.

Para saber se ele funciona tão bem quanto parece, vamos te mostrar como recuperar arquivos nele, testando a sua capacidade de encontrar arquivos perdidos.

Veja a seguir!

Como recuperar arquivos com o programa?

O primeiro passo, como não poderia deixar de ser, é acessar o site do software e fazer download da versão gratuita, que permite recuperar até 2GB de arquivos.

Após fazer a instalação do programa, abra-o em seu PC e selecione um local – que pode ser a unidade principal do HD ou SSD, suas partições ou um dispositivo de armazenamento externo – para escanear.

Dica: você também pode escolher pastas específicas, como a Área de Trabalho ou a Lixeira.

easeus data recovery wizard

Agora, basta aguardar a verificação. Por padrão, ele faz esse processo no modo rápido, que faz uma busca mais superficial pela sua unidade de armazenamento.

Enquanto o processo dura, você logo poderá ver a lista de arquivos recuperáveis, de acordo com as pastas distribuídas pelo seu HD.

scan

Como pode ver acima, as coisas podem ficar um pouco confusas ao escanear o seu HD por completo. Nesses casos, recomendamos fazer o escaneamento apenas das pastas onde os arquivos perdidos estavam localizados antes de seu apagamento.

Para fazer isso, retorne à página inicial e escolha a opção Selecionar a Pasta.

selecione a pasta no software da easeus

Escolha a pasta do PC que deve ser escaneada e aguarde alguns momentos. Ao fim, você verá quais arquivos daquela pasta podem ser recuperados pelo EaseUS Data Recovery Wizard.

lista

Para efetuar a restauração, basta selecionar os arquivos que precisa de volta e clicar no botão Recuperar e selecionando a pasta onde devem ser restaurados.

clique em recuperar no easeus data recovery wizard

Dica: encontrou os arquivos que precisava, mas a verificação ainda não terminou? Sem problemas, pode mandar recuperar mesmo assim!

Essa é a principal função do EaseUS Data Recovery Wizard. Vale lembrar que o passo a passo foi feito em um computador Windows. Porém, acreditamos que a versão para Mac funcione de modo semelhante.

A seguir, vamos mostrar algumas das funcionalidades alternativas do programa de recuperação de arquivos da EaseUS. Confira a seguir!

Outras funcionalidades do software

Além da recuperação de arquivos, o EaseUS Data Recovery Wizard vem com algumas funcionalidades extras que são bastante úteis.

Uma delas é a possibilidade de recuperar arquivos perdidos em uma formatação. Afinal de contas, a gente sempre acaba esquecendo algum arquivo importante que se perde nesse processo.

Além disso, ele também é capaz de restaurar arquivos perdidos por conta de algum vírus que infectou seu computador, por exemplo. Até mesmo arquivos que perdeu por algum erro ao iniciar seu computador podem ser restaurados.

O EaseUS Data Recovery Wizard também permite ver uma prévia dos arquivos que serão recuperados, para que tenha certeza de que eles estão intactos.

O programa também é capaz de recuperar vídeos gravados em câmeras digitais que foram perdidos, bastando conectar o aparelho ao seu computador.

EaseUS Data Recovery Wizard é bom? Veredito final!

Mas será que o EaseUS Data Recovery Wizard é bom mesmo ou é tudo propaganda?

Considerando nosso teste, podemos dizer com segurança que se trata de um software bastante competente no que faz. De fato, seu algoritmo encontra facilmente arquivos perdidos, especialmente os apagados mais recentemente.

Vale mencionar que nenhum software de recuperação é perfeito, então pode ser impossível reaver um arquivo específico. Ou seja, sempre há o fator sorte a considerar. Porém, podemos dizer que o software aumenta suas chances consideravelmente.

Também é importante considerar que ele é leve e fácil de instalar. Como não é necessário aguardar a verificação completa do sistema, você pode reaver seus arquivos rapidamente, economizando bastante tempo.

O EaseUS Data Recovery Wizard está disponível para computadores com Windows e Mac.

Já havia o utilizado antes? O que achou da experiência? Comente conosco!

Lojas em Destaque
Relacionados
Assine nossa nesletter

Quer receber novidades e dicas quentes da Tec8? Digite abaixo seu e-mail e assine nossa newsletter.


Parceria Tec8 Quer ser parceiro do Tec8? Entre em contato. Entrar em Contato