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10 Dicas de Como Vender no Instagram + Bônus

Autor do post: Tiago Zanon
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Você quer saber como vender no Instagram? Então você escolheu a mídia social certa para o seu negócio!

Alguns dados apontam que 80% dos usuários ativos dessa rede social costumam seguir perfis empresariais e se atentar ao que a marca vem compartilhando entre seus seguidores.

Sendo assim, o primeiro passo é reconhecer que o Instagram é um canal de relacionamento poderoso para atingir as pessoas.

Tenha em mente que, para começar vendendo no Instagram, você precisa criar uma conexão com o público da sua marca.

Dessa forma, a venda será consequência desse vínculo.

Portanto, para obter sucesso nas vendas, você precisa estudar o funcionamento dessa rede social afundo e compreender como o seu algoritmo atua.

Aqui, você descobrirá dicas valiosas sobre como vender no Instagram do zero!

10 Dicas Valiosas sobre Como Vender no Instagram

Há muitos negócios que enfrentam dificuldades reais em vender pelo Instagram, isso porque é preciso se atentar aos detalhes antes de começar a monetizar nessa plataforma.

Detalhes que, muitas vezes, de tão simples que são, passam despercebidos.

Desde a mudança do tipo de conta até a linguagem usada com o seu público, tudo deve ser pensado dentro de uma estratégia de marketing.

Estratégia essa que é capaz de trazer resultados significativos ao seu negócio.

Abaixo você conhecerá quais são os detalhes poderosos que conquistam o público e dão a possibilidade de começar a vender pelo Instagram!

#1: Instagram Comercial

Tendo as métricas da sua conta em mãos, você descobre quem são as pessoas que estão te seguindo e quais são os momentos que esses seguidores mais ativos na plataforma.

Porém, essas métricas só são acessíveis quando a sua conta do Instagram é comercial! Inclusive, com uma conta comercial, você também pode:

  • Criar anúncios pagos;
  • Adicionar as formas de contato com o seu negócio, como e-mail e telefone;
  • Localização, em caso de haver ser um negócio físico;
  • Analisar os dados de alcance e engajamento dos stories e das publicações no feed.

Vamos mudar a sua conta pessoal para comercial agora? 

  1. Basta entrar nas configurações do Instagram;
  2. Arrastar as opções de “conta” até o final;
  3. Clicar em “trocar para conta comercial”. 

Pronto! Durante a primeira semana o Instagram recolherá dados de engajamento e dos seguidores do seu perfil e, depois, te entregará as métricas da conta.

#2: Bio da Marca

Há 3 coisas que você precisa saber sobre a bio de usuário, no caso, da sua marca:

  • Username – o username, que é nome que aparece na url, deve ser simples, o mais próximo do nome da sua marca possível, e sem caracteres especiais;
  • Nome – é o nome que aparece abaixo da foto de perfil. É a partir desse nome que os usuários localização o seu Instagram pela busca. Você pode optar por colocar o nome da sua marca e o nicho que ela atende. Exemplo: Loja da Ana | Brechó Virtual
  • Bio – aqui, você deve falar o que a sua marca oferece ao público. Exemplo: Achadinhos de segunda mão, mas que se encaixam no seu estilo!

Não negligencie essa etapa da montagem do seu perfil comercial! Esse é o primeiro contato que o público terá com sua marca e muitas pessoas decidirão a partir daqui se continuarão acompanhando sua marca ou não!

#3: Identidade Visual

Como o Instagram é uma rede social de compartilhamento de fotos, dê preferência pelo profissionalismo, simplicidade e objetividade da identidade visual do seu negócio. 

Aconselhamos que a imagem do perfil seja o próprio logo da sua marca e nas postagens, se mantenha um padrão que remete a identidade do seu negócio. Você pode optar por:

  • Uma paleta de cor predefinida para todas as imagens;
  • Estilos de fotos específicos da sua marca e que causam impacto no público.

Porém, cuidado! Lembre-se que os usuários do Instagram não utilizam a plataforma com a intenção de realizar compras, o foco é o entretenimento, a compra é consequência.

Sabendo disso, quando você for organizar a linha editorial do seu Instagram, mostre os bastidores da sua marca, por exemplo:

  • Conte um pouco sobre a história do negócio;
  • Fale um pouco sobre você e a equipe;
  • Compartilhe os processos que existem dentro da empresa.

Vamos supor que você tem um brechó no Instagram.

Organize conteúdos como:

  • Novos achados que entrarão para venda;
  • Como as encomendas são empacotadas e entregues aos clientes;
  • Como a ideia de criar um brechó surgiu, qual era a motivação.

Mesmo que o público que está acompanhando o seu conteúdo não tenha intenção de comprar, você estará criando um vínculo de confiança com ele e, eventualmente, ele vai querer adquirir algum produto ou serviço seu que o atraiu!

#4: Conteúdos Valiosos

Mais do que imagens, conecte com legendas!

Desmistifique a ideia de que os usuários do Instagram não se importam com a legenda, a verdade é que os seguidores costumam ler sim as legendas, a questão é que muitas empresas não dão a atenção devida para esse texto exige.

Portanto, invista um tempo para criar um bom texto para aquela imagem.

Conte a história por trás daquela foto, fale um pouco mais sobre os benefícios daquele produto ou serviço, converse com o seu público!

Ter uma boa legenda aumenta as possibilidades de engajamento dos seguidores com a sua marca, e é exatamente isso que você busca!

#5: Atenção aos Comentários e Mensagens no Direct

Como já foi dito no início desse artigo, o Instagram é uma rede de contato com o seu público e, portanto, você deverá se atentar aos comentários nas postagens e nas mensagens recebidas por direct. 

Esse contato pode ser tanto para elogios e reclamações quanto para enviar dúvidas sobre produtos e serviços. Quer mais motivos para se atentar a isso?

  • Uma venda pode ser feita após solucionar alguma dúvida do seu seguidor;
  • O engajamento aumentará conforme as interações com o seu público forem rápidas e constantes, fazendo com que o Instagram interprete a sua conta como ativa e relevante e, assim, entregando o conteúdo para mais pessoas;
  • Solucionar as reclamações e tornar a experiência dos consumidores que se queixaram em uma lembrança positiva sobre a sua marca.

Uma dica importante é: personalize o contato com os seus seguidores.

Chame pelos nomes, converse com eles, mantenha contato após a compra, elogie, crie uma interação! Mensagens prontas não funcionam para o Instagram. 

#6: Estabeleça Parcerias

É comum que as marcas contratem influenciadores e influenciadoras para divulgar os produtos e serviços.

Então se você considerou essa possibilidade, mas acha que essa parceria deve custar caro demais, você vai se surpreender com o que descobrirá aqui!

Primeiramente, saiba que há alguns tipos de influencer:

  • Megainfluenciadores – influencers que têm, pelo menos, 1 milhão de seguidores;
  • Macroinfluenciadores – entre 100 mil seguidores e 1 milhão;
  • Microinfluenciadores – entre 10 mil e 100 mil seguidores;
  • Nanoinfluenciadores – menos de 10 mil seguidores.

Agora que você sabe disso, aposte em nanoinfluenciadores!

“Por quê?”

As influenciadoras e os influenciadores dessa categoria, apesar de terem menos de 10 mil seguidores, costumam ter um público muito engajado e, por não terem tanta experiência com parcerias, cobram pouco, em alguns casos até aceitam permuta e descontos!

Porém, sempre peça o Mídia Kit! É com ele que você:

  • Analisa se os seguidores da conta que você quer estabelecer uma parceria se encaixam no público-alvo da sua marca e, também, se são reais;
  • Observa o engajamento dos seguidores nos stories, nas postagens e no próprio perfil do/a influencer;
  • Consulta valores e os tipos de serviço que são prestados pelo influenciador ou influenciadora.

A verdade é que tudo pode ser conversado e acordado para ser conveniente para ambas partes!

#7: Conheça o Algoritmo

O algoritmo do Instagram é o responsável por identificar contas e conteúdos relevantes para entregar ao público

É estimado que apenas 10% dos seguidores recebem a postagem nos primeiros minutos e, se essa porcentagem se mostrar engajada com o conteúdo, o Instagram entrega para mais pessoas, e assim por diante.

A ideia é tornar a experiência do usuário agradável para manter o público dentro da plataforma.

Sendo assim, mais uma vez o conteúdo de valor se mostra importante para atrair o público e ser favorecido pelo algoritmo!

Inclusive, busque sempre analisar as métricas semanais da sua conta comercial no Instagram.

Assim você saberá qual é o dia e horário que os seus seguidores estarão mais ativos na rede e, assim, aumentar as chances de interagirem com a sua postagem.

A ordem de relevância de interações é a seguinte:

  1. Salvamentos;
  2. Directs;
  3. Comentários;
  4. Curtidas.

#8: Invista em Anúncios

Os anúncios são uma ótima maneira de alcançar mais pessoas que ainda não te seguem, mas são um público em potencial para ser explorado! Com os anúncios, sua conta ganhará mais curtidas, mais comentários e, eventualmente, mais seguidores.

Certifique-se de que há uma página no Facebook vinculada ao seu Instagram comercial, assim você consegue criar os anúncios e definir o público que você quer atingir, como idade, gênero, localidade, entre outros detalhes.

No anúncio você também pode adicionar links, chamadas para ação, formulários, e mais opções para os usuários conhecerem sua marca.

#9: Instagram Shopping

Utilizar o Instagram Shopping aumenta as possibilidades de alguém fazer uma compra da sua marca pelo Instagram

Inclusive, não seja o tipo de conta comercial que informa o preço apenas pelo direct.

A necessidade de se dirigir ao direct de uma marca para perguntar sobre o preço desestimula os consumidores e as vendas diminuem. 

Com o Instagram Shopping, ao clicar na imagem, os seus seguidores saberão o preço do produto ou serviço e também poderão consultar no seu feed tudo que está sendo ofertado!

Para fazer uso dessa funcionalidade você precisa:

  • Vincular o seu Instagram comercial ao Facebook Business;
  • Ter um site com os preços para que, assim, o catálogo seja importado para o seu Instagram e haja possibilidade de abrir o produto ou serviço direto no seu e-commerce.

#10: Plataforma de Automação

Todas as dicas acima são essenciais para você monetizar no Instagram, mas para sua marca vender, é preciso ter público!

Atualmente, é possível conquistar seguidores reais e engajados em pouco tempo. Você sabe como?

A Nikau é uma plataforma confiável e que atua no seu Instagram para atrair o público certo por meio de:

  • Perfis semelhantes ao seu;
  • Hashtags que se aplicam ao seu negócio;
  • Localização do seu público.

Tudo isso de maneira simplificada e sem a preocupação de precisar fazer tudo de maneira manual.

Você pode acompanhar todo o avanço do Instagram da sua marca em tempo real e ter todo o suporte da equipe se surgir alguma dúvida.

Os serviços que a Nikau fornece são:

  • Seguir e deixar de seguir de maneira automática;
  • Cutir as postagens de seguidores que você quer atrair de maneira automática;
  • Filtro por perfil, localização e hashtag;
  • Atração de usuários que residem na mesma cidade que a sua marca atende;
  • Conquistar seguidores de concorrentes e marcas de nicho similar;
  • Lista protegida de amigos;
  • Suporte por chat e e-mail, o que você preferir!

“A Nikau é uma das parceiras mais importantes do Menni App! No Instagram seguimos as ações apontadas para aumentar o engajamento e seguidores e o resultado tem sido excelente! Foram mais de 1400 seguidores reais e segmentados em menos de 2 meses.” – Yan, @menni.app

Nunca Faça Essas 2 Ações no seu Instagram!

Por fim, vamos falar um pouco sobre coisas que você nunca deve fazer no seu Instagram?

#1: Usar Hashtags Banidas

Muitos usuários do Instagram não sabem, mas há uma série de hashtags banidas que, se uma conta usar, a plataforma interpreta como spam e a publicação não chega aos seguidores

Algumas hashtags comuns, mas que foram banidas do Instagram:

  • #boatarde;
  • #like;
  • #sextou;
  • #newyears;
  • #whatsapp;
  • #woman;
  • #books;
  • #instamood.

#2: Anunciar Sem Estratégia

Já falamos no início do artigo como é importante ter uma estratégia de marketing bem estabelecida no momento de criar uma conta comercial no Instagram.

Portanto, se você estiver investindo em anúncios sem ter um plano de ataque, então você não está investindo, só está perdendo dinheiro.

Sem uma meta clara do que a sua marca quer alcançar nessa rede social e ações que se completam entre si, você nunca vai atingir o objetivo, que é vender no Instagram.

Bônus: 3 Negócios Lucrativos no Instagram 

Até aqui você recebeu várias dicas importantes para entender como vender no Instagram, mas será que você já decidiu qual negócio lucrativo quer ter? Conheça alguns agora!

#1: Roupas

Já demos o exemplo de brechó aqui, e é verdade.

Ter uma marca de roupas no Instagram atrai muitas pessoas e gera muitas vendas.

Há muitas opções de roupas e, consequentemente, muitas opções de consumidores. 

Você só precisa definir o público que quer alcançar e oferecer roupas que eles querem vestir!

#2: Ensaios Fotográficos

Você tem habilidades fotográficas? O Instagram serve como o portfólio ideal para pessoas que querem seguir no negócio da fotografia porque é uma plataforma fácil e super acessível ao público.

Hoje, quem não quer ter boas fotos para postar? Logo seus seguidores se tornarão clientes!

#3: Serviços de Beleza 

Se você já trabalha com estética e beleza, pode ter certeza que o Instagram é a plataforma certa para você conquistar mais clientes!

Todas as funcionalidades do Instagram são ótimas para expor conteúdo desse nicho, principalmente stories e reels!

Porém, o melhor conselho que podemos dar é entrar em um nicho de mercado que você conheça bem, tenha paixão e seja familiarizado.

Assim, você conseguirá aplicar com facilidade as dicas de como vender no Instagram com a Nikau!

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