Os 4 Passos Para Você Aumentar o seu Score e voltar a ter crédito no mercado
Compartilhar

Aumentar o score de crédito é o desejo de muita gente. Principalmente, daqueles que querem fazer um financiamento, ter crédito no mercado ou obter um bem tão desejado de forma mais facilitada.

Sendo assim, saiba que se você está com o score baixo, a boa notícia é que com alguns passos é possível fazer com ele aumente de forma significativa. Mas para isso, é preciso que as orientações sejam seguidas à risca, a fim de conseguir fazer com que o seu score seja elevado. Fazendo assim, com que as suas chances de conseguir crédito no mercado, aumentem.

Para que você compreenda melhor, vamos por partes…

O que de fato é o score?

Se você é daqueles que ainda se sente um pouco confuso quanto a isso, saiba que o score nada mais é do que uma pontuação dada ao seu CPF que vai de 0 a 1000 Pontos. Dessa forma, essa pontuação define se você é um bom ou mau pagador, perante ao mercado financeiro e comercial.

O que significa que quanto mais baixa for a sua pontuação, pior é a sua reputação como pagador, diante dessas instituições.

De modo resumido, podemos dizer que o score é basicamente a pontuação
recebida no teu CPF, nada além disso. Essa pontuação é variável de acordo com os comércios
que você mais frequenta e os órgãos com os quais esses comércios possuem associações, como o SPC  e SERASA.

Ou seja, seu objetivo maior é definir se você é um bom pagador no mercado.

Lembrando que essa pontuação em si não é fixa e pode ser alterada diariamente. Vai depender de como está a sua vida financeira em relação ao mercado em geral.

Por exemplo, caso você tenha saído por agora do SPC e está começando a pagar tudo em dia novamente, em alguns meses seu score estará alto e você terá crédito com maior facilidade. Pois, para o mercado, você agiu corretamente para que o seu crédito voltasse a ser maior.

Porém, nos casos em que a pessoa limpa o seu nome agora e em seguida já o suja, isso pode prejudicar a sua reputação no mercado e fazer com que o seu score caia.

Os 4 Passos para aumentar o score

Agora que você já compreendeu de fato o que é o score, sem mais delongas, quero lhe apresentar alguns passos que com certeza farão a diferença na hora de fazer com que o score suba.

Esses passos só dependem de você. Por isso, fique atento…

1. Tenha contas em seu nome

Ter contas no próprio nome quitando-as em dia, é muito importante para que você seja considerado como um bom pagador e consequentemente, tenha o score alto.

Por essa razão, se você não possui nenhuma conta de luz, água ou qualquer outra semelhante, passe a ter. Isso mostra ao mercado que você possui um endereço realmente fixo e é digno de confiança.

2. Não deixe que o seu nome seja negativado por mais de uma vez

Se dentro de 5 anos você teve o seu nome negativado mais de uma vez, as chances do mercado não confiar em você como um bom pagador são grandes.

Por isso, zelar pelo nome é fundamental para que a sua reputação não seja manchada nas instituições financeiras, fazendo com que você pareça um inadimplente, o que fará com que o seu score seja sempre baixo.

3. Ative o seu Cadastro Positivo

Caso não conheça do que se trata, saiba que Cadastro Positivo é um novo programa criado pelos órgãos de proteção ao crédito onde pagar a sua conta em dia, vale pontos em seu score. Ou seja, quanto mais contas você pagar em dia, melhor para o seu score.

Até o fim de 2019, o SPC e Serasa considerava apenas os seus dados
negativos para definir o seu score. Mas a partir de 2020, começaram a ser considerados
também os dados positivos.

Porém, é preciso ter o Cadastro Positivo. Basta acessar www.serasaconsumidor.com.br e www.consumidorpositivo.com.br e solicitar em ambos, a ativação do Cadastro Positivo.

4. Utilize o débito automático

Quando você utiliza o débito automático para pagar as suas contas, o seu score no banco
aumenta. Isso porque quanto mais serviços do banco você usa, mais dinheiro o banco ganha e, consequentemente, eles recompensam você com limites mais atraentes.

Lembrando que você precisa ter dinheiro em sua conta bancária para usar o débito
automático, ok? Não use o cheque especial!
Se por acaso, você não quiser usar o débito automático, utilize ao menos o pagamento
pelo seu internet banking.

Ou seja, ao invés de ir em lotéricas pagar uma conta, deposite o dinheiro no seu banco e de lá faça o pagamento. Isso irá ajudar a aumentar o seu score no Banco Central, no banco e obviamente, com as contas pagas em dia, aumentará o seu score no SPC e Serasa.

Conclusão

Esses são alguns passos comprovados que podem e muito auxiliar no aumento de seu score. Afinal, essas informações são compiladas em um banco de dados que, com
base em alguns cálculos, definem o seu score. Não existe nenhuma maneira de realizar
alterações em sua pontuação manualmente ou algo semelhante a isso.

Por isso, fique atento! Se alguém lhe oferecer esse tipo de serviço, provavelmente, estará aplicando algum golpe.

Espero que essas dicas tenham te ajudado.

Até a próxima!

Relacionados
Assine nossa nesletter

Quer receber novidades e dicas quentes da Tec8? Digite abaixo seu e-mail e assine nossa newsletter.


Parceria Tec8 Quer ser parceiro do Tec8? Entre em contato. Entrar em Contato