Hoje em dia, quase todo mundo já se deparou com um robo atendimento whatsapp, algo que é usado largamente pelas empresas.
Contudo, os empreendedores que ainda estão “ensaiando” para implementar esse recurso podem ficar um pouco em dúvida sobre a sua utilidade e mesmo sobre quais são os melhores softwares.
Primeiramente, cabe explicar que esses robôs têm a finalidade de tornar o atendimento via WhatsApp mais rápido, sem a necessidade da interferência de um ser humano.
Em grande parte das vezes, os clientes conseguem sanar suas dúvidas e fazer pedidos usando apenas o robô de atendimento. Se preciso, porém, o robô “avisa” ao empreendedor de que o cliente precisa de ajuda humanizada.
Sendo colocado isso às claras, é hora de mostrar quais são os melhores robôs de atendimento para usar em 2024. A seguir, podem-se ver informações sobre os seis principais.
Certamente, o Botconversa é a melhor recomendação para quem deseja implementar robo atendimento whatsapp em seu negócio. Inclusive, é uma ótima opção mesmo para quem está conhecendo agora essa tecnologia.
Por meio desse software, que tem de ser conectado ao WhatsApp da empresa via QR Code, é possível escolher quais robôs serão ativados para atendimento, tudo com a intenção de tornar o atendimento mais personalizado.
Um dos diferenciais desse robô é que as conversas criadas por ele são bem semelhantes à conversa com um ser humano, ou seja, elas não são descontextualizadas ou sem sentido.
O empreendedor também seleciona as palavras-chave que ativarão determinado robô. Por exemplo: se ele especificar “marcar horário”, um robô X será ativado sempre que o cliente mandar essa expressão.
Uma funcionalidade importante do Botconversa.com é que os vários departamentos da empresa podem receber avisos referentes às demandas que estão chegando via WhatsApp.
Apesar de esse robo atendimento whatsapp ser muito interessante, ele fica em segundo lugar pelo fato de a sua apresentação não ser tão otimizada quanto a do Socialize App.
A proposta do Letalk é um pouco mais moderna e irreverente, fazendo com que esse robo atendimento whatsapp seja mais procurado pelos empreendedores inexperientes.
De fato, o seu apelo é para que os usuários não sejam “dinossauros” quando se trata de aproveitar o WhatsApp, ou seja, o Letalk pode ajudá-los a desfrutar de mais recursos.
Oferecendo consultores, esse app tem outras funcionalidades além do atendimento automático, como envio para grupos específicos e envio por integração.
Os seus planos são considerados medianos, havendo apenas duas opções de valores. Mesmo sendo um app de atendimento bem promissor, não se pode ignorar que ele tem apenas um case de sucesso, o que reduz um pouco sua credibilidade.
Contudo, vale a pena dizer que esse robo atendimento whatsapp tem integração com diferentes plataformas, como a RD Station, a Yampi e até a Hotmart.
Há algum tempo, esse robo atendimento whatsapp era chamado de Take Blip. Assim, é possível que ele já seja um conhecido de parte dos empreendedores, mas com outro termo.
A principal funcionalidade do Blip.ai é fazer com que as pessoas possam “conversar” com um robô que consiga sanar de forma eficiente as suas dúvidas básicas.
Normalmente, o Blip.ai é usado para se explicar quais são os serviços de uma empresa, quais são os horários de atendimento, quais são os preços, etc., além de fazer agendamentos.
Este robo atendimento whatsapp disponibiliza um help center para ajudar tanto os empreendedores que usam essa inteligência artificial, quanto os seus clientes.
Vale dizer que são várias as grandes empresas que se associaram ao Blip.ai (inclusive, quando ele ainda se chamava Take Blip). Algumas delas são: Coca-Cola, TruckPad e Casas Bahia.
Considerando as empresas que usam esse robo atendimento whatsapp, é possível perceber que a sua funcionalidade se adapta a todo tipo de segmento. Vale dizer que há uma seção de “materiais ricos” para o aperfeiçoamento dos empreendedores.
A Inbot é uma das empresas mais antigas quando se trata de inteligência artificial conversacional, ainda que essa seja uma tecnologia nova.
Apresentando uma interface otimizada, a sua proposta não é muito diferente das que foram citadas até agora: fazer com que os clientes sejam atendidos por uma IA eficiente, que consiga manter uma conversa com sentido.
Os números citados pela Inbot são bem promissores, sendo um exemplo os 35% referentes à conversão de clientes. Além disso, o software apresenta um NPS de 90% e retenção que ultrapassa os 80%.
Possivelmente um dos pontos negativos desse robo atendimento whatsapp seja o fato de que ele só tem soluções para Recursos Humanos e para a área da Saúde, o que limita um pouco o seu uso.
Além disso, mesmo o seu plano mais básico é considerado um pouco caro, especialmente para os pequenos empreendedores. Inclusive, o plano mais completo nem mesmo tem valor fixado, sendo preciso fazer consulta com um vendedor.
De qualquer forma, não se pode negar que o Inbot é muito apreciado, especialmente por causa da sua utilização bem fácil.
O Globalbot tem um diferencial importante quando o assunto é robo atendimento whatsapp: o fato de que várias funcionalidades ficam na mesma tela.
A razão desse design é fazer com que os clientes encontrem de forma mais rápida a resposta que procuram, sem se estressar e sem desistir do atendimento.
Assim, uma mesma tela pode mostrar, por exemplo, o caminho para falar com um vendedor e um atalho para visualizar o catálogo de produtos, tudo sem ser preciso ficar abrindo diferentes opções.
Outra razão para o Globalbot ter bastante usuários é que ele facilita o Marketing por meio do WhatsApp. Desse modo, os clientes recebem mais facilmente os avisos de promoção, por exemplo.
Além de ser um robo atendimento whatsapp, esse software também pode ser usado para outras coisas, como automação de tarefas.
Contudo, ele é ainda mais caro que o Inbot, o que faz com que não seja uma opção tão razoável para as empresas menores ou para aquelas que têm um orçamento mais limitado.
O Socializze é mais uma opção interessante para quem deseja que o atendimento aos seus clientes seja otimizado.
Inclusive, esse é um app que ajuda bastante os usuários a encontrar, de maneira autônoma, os melhores lugares para visitar.
Dentre as várias funcionalidades desse robo atendimento whatsapp, encontra-se o Social Place, que apresenta aos usuários todos os principais eventos nas proximidades. Assim, fica fácil escolher para onde ir.
Para quem não deseja sair sozinho, mas está sem companhia para aquele evento, vale a pena conhecer a funcionalidade Social Finder. Nela, é possível aos usuários fazer amizade com outros interessados em determinado evento.
Com uma interface moderna, o Socialize App é muito simples de ser usado. Além disso, os empreendedores se beneficiam bastante tendo o seu espaço cadastrado nesse app, já que se trata de um ótimo Marketing.
Disponível para sistema IOS, ele é compatível com iPhone e com iPad, sendo preciso versão 11 do software ou posterior.
Como mencionado em todo este artigo, é claro que esses robôs têm diversas funcionalidades. Porém, é possível apontar que vale a pena usá-los?
Diferente do que alguns podem considerar, esse não é um investimento desnecessário, especialmente quando se quer que o atendimento seja mais moderno.
Hoje em dia, o que não faltam são pessoas procurando empresas via WhatsApp e isso explica a busca tão intensa por robôs de atendimento.
A seguir, algumas das principais vantagens de apostar na inteligência artificial:
O uso do robô vai evitar que o funcionário fique “preso” a uma tela de WhatsApp sanando dúvidas ou mesmo realizando pedidos.
Pelo contrário: ele pode ser aproveitado em outra atividade enquanto o robô atendimento whatsapp trata dos clientes de forma bem mais rápida.
É claro que os clientes ficam bem descontentes quando precisam aguardar demais por uma resposta no WhatsApp e, usando a inteligência artificial, essa situação é solucionada.
Isso porque o robô de atendimento consegue dar respostas em menos tempo, além de haver um risco mínimo de erro na informação. Afinal, ela é configurada pelo próprio empreendedor.
Com o uso do robo atendimento whatsapp, é possível aos clientes ter uma resposta mesmo fora do expediente. Inclusive, essa resposta pode ser até mesmo com os horários de atendimento ou um catálogo.
É inegável que usar a inteligência artificial para atendimento aos clientes faz com que as empresas gastem menos. Sendo assim, é uma boa opção para quem não deseja ter um colaborador apenas para essa função.
Com tudo o que foi apresentado, pode-se afirmar que um robo atendimento whatsapp é uma solução moderna para quem deseja deixar seu negócio mais dinâmico. Inclusive, transmitir uma imagem mais moderna aos seus clientes.
Todos os 6 apps mostrados aqui são de grande utilidade e muito seguros, valendo ressaltar o BotConversa como o mais completo em diversos sentidos, desde as suas funcionalidades inovadoras até o bom design.
Além disso, ele pode ser usado sem qualquer tipo de custo!