Caro leitor do Tec8, hoje vamos falar de Realidade Virtual. Quer saber mais? Vem comigo.
Realidade Virtual é uma simulação virtual gerada por um computador, com objetivo de imitar a realidade e é constantemente representada pelas siglas VR (Virtual Reality).
Em tempos, este conceito era apenas uma fantasia presente em muitos programas de ficção científica, mas com o desenvolvimento da tecnologia nos últimos anos, tem se tornado realidade.
Com o começo da produção deste equipamento por um pequeno número de empresas, o custo era alto e acaba dificultando muito o acesso as pessoas “normais”.
Só que vendo a grande oportunidade de negócio, várias empresas começaram a criar headsets de realidade virtual e o preço por sua vez, acabou diminuindo e se tornando acessível.
O Facebook e a HTC foram algumas das primeiras empresas a disponibilizar equipamentos de realidade virtual ao público com o Oculus Rift e o Vive headset respetivamente.
Com o crescimento da variedade de equipamentos de realidade virtual para o público, outras indústrias como a de videogames, “entraram na onda“.
Produtoras de bastante renome, como a Sony, criaram seus próprios dispositivos e fizeram um combo de vendas, junto com o seu console PS4.
E além de vender o “kit”, a Sony disponibilizou gratuitamente jogos com a experiência da realidade virtual para divulgar o conceito e “presentear” os jogadores com uma experiência inovadora de jogabilidade.
Começou então, uma briga de mercado. Afinal, as outras produtoras viram o “barulho” que a Sony criou com a experiência em realidade virtual.
A Samsung, tratou de integrar a nova tecnologia em seus smartphones, criando headsets com capacidade para suportar RV, se tornando pioneira no ramo de telefonia + RV.
O primeiro dispositivo lançado nesse modelo, foi o Samsung Gear VR, lançado junto do Galaxy S7 e pode ser comprado em um combo com o celular (ou também pode ser comprado separadamente).
O valor atual do dispositivo é de cerca de US$100.
Antes um mercado meio tímido, hoje nós temos essa tecnologia disponível em bastante jogos – especialmente em jogos em terror.
O motivo de jogos de terror serem os principais é meio óbvio: aumenta o suspense e faz o jogador ter uma experiência fantástica.
A realidade virtual nesse quesito evoluiu tanto que, no ano passado tivemos um fenômeno de downloads com o jogo Pokemon Go.
Em alguns locais na Europa, existem galpões, onde jogadores se encontram e jogam jogos, onde o galpão se torna o mapa e você começa a vivenciar toda jogatina, podendo equipar mochila e controles para tornar tudo ainda mais real.
Estamos vivendo outro momento na história da evolução dos videogames – ficar sentado em frente a TV pode ficar muito distante em alguns anos.
A tendência é que a RV nos games tende a aumentar ainda mais.
Existem boatos que outras plataformas como o pôquer, já estejam considerando utilizar esta nova tecnologia.
Há muitas pessoas que preferem jogar pôquer pessoalmente do que online, por causa das limitações em termos de bluff (estratégia de poker).
A Realidade Virtual vem assim minimizar essas limitações e aproximar ambas as realidades no mundo do pôquer
Com o avanço tecnológico, é possível que muito em breve meu sonho de criança de capturar um Charizard e vê-lo mais próximo (de forma mais real), se torne verdade.
Eu joguei Pokemon GO pouco mas gostei bastante. O que esperar do futuro? Quais suas considerações?
Deixe um comentário abaixo, vamos discutir juntos! Ah… e não deixe de conferir a categoria games. Lá tem muita coisa que você vai curtir!
Não vejo a hora dos games evoluirem e ficar igual ao anime SAO onde a realidade virtual é muito mais avançada \^—^/