6 Maneiras de Proteger o seu Mac de Vírus e Malware
Compartilhar

Manter o seu Mac seguro pode evitar diversas dores de cabeça. Pois existem muitos vírus na internet. E eles podem impactar diretamente o funcionamento do seu dispositivo. Portanto, conhecer algumas dicas para proteger o seu Mac é uma boa prática ideal para garantir a melhor eficiência ao usar esse tipo de dispositivo para trabalho, lazer, ou qualquer outra finalidade.

1 Acompanhe o seu monitor de atividade

Para remover malware do Mac ou acompanhar o quão saudável está o seu dispositivo basta acompanhar o monitor de atividade que ele oferece. Essa boa prática consiste em acompanhar quais aplicativos e programas estão sendo usados em seu Mac. Isso é importante para detectar algumas atividades incomuns.

Como esse app vem junto com o Mac, você não precisará baixá-lo separadamente. Para que você use esse recurso da melhor maneira possível é essencial saber qual programa você está procurando por suspeita de ser um malware ou vírus. Pois existem diversos programas com diferentes códigos que são mostrados no monitor de atividade do Mac.

2 Remova itens de início desnecessários

O Mac também permite que você encontre programas que são inicializados com o seu dispositivo. Essa informação pode fazer toda a diferença para garantir que você possa garantir que programas indesejados não estão sendo inicializados sem que você precise que eles sejam executados na abertura do seu Mac.

Para encontrar os itens de início vá em Preferências do sistema, depois selecione usuários e grupos e, por fim, clique em itens de início. Isso mostrará quais itens estão sendo inicializados. E você poderá remover a execução de alguns itens que não são necessários ou oferecem algum risco para o seu dispositivo.

3 Faça verificações periódicas

É importante verificar o seu Mac constantemente. Pois as verificações ajudam a manter o seu dispositivo limpo. Uma verificação pode ser realizada tanto com o objetivo de encontrar um malware, como para eliminar vírus e programas perigosos. Essas verificações podem ser realizadas via aplicativos terceiros ou então manualmente.

Existem diversos apps que auxiliam no monitoramento de seu Mac. Alguns são gratuitos, já outros exigem um pagamento por parte de quem usa ele. Além disso, priorize sempre verificar se os seus dados estão protegidos pelo FileVault, uma tecnologia que a Apple disponibiliza para proteger ainda mais as informações de seus usuários.

4 Remova aplicativos desnecessários

Quem nunca instalou um programa e, quando percebeu, outro app havia sido instalado junto com o software que você instalou? Pois é, isso também pode acontecer no Mac. A boa notícia é que existe uma maneira de verificar seus apps. Para verificar apps perigosos basta abrir a opção de aplicativos e filtrar a listagem com base na data de modificação.

Alguns apps que foram instalados sem que você tenha permitido podem causar mau funcionamento do seu dispositivo. Por isso, efetue limpezas constantes nessa lista de aplicativos para garantir que o seu sistema operacional está sendo otimizado ao máximo. Lembre-se de verificar tanto apps que estão sendo utilizados frequentemente, como também aplicativos que não são utilizados e estão apenas instalados em seu Mac.

5 Desabilite extensões não utilizadas

Você poderá também desabilitar extensões que você não utiliza em seu navegador do Mac. Os navegadores mais comuns do Mac são Google Chrome e Safari. Ambos contam com versões em português, o que facilita muito para o usuário brasileiro encontrar as informações que precisa.

Para desabilitar extensões que não estão sendo necessárias usando o Safari basta seguir este passo a passo:

  1. Abra o Safari
  2. Selecione a opção de Preferências
  3. Clique em Extensões
  4. Altere as extensões desejadas, desabilitando-as, ou removendo-as

No caso do Chrome, basta seguir este passo a passo:

  1. Abra o Chrome
  2. Clique nos 3 pontos no canto direito da tela
  3. Selecione a opção Configurações
  4. Escolha a opção extensões
  5. Remova a extensão desejada

Essa remoção de extensões pode evitar problemas com malware, os quais prejudicam a sua navegabilidade.

Mantenha o seu Mac protegido

Ao conhecer essas 6 dicas você tem plenas condições de manter o seu Mac protegido. O ideal é que você faça verificações constantemente, mantenha apenas apps que você utiliza, e garanta que o seu navegador não esteja sendo utilizado com extensões que você não faz questão de usar.

O Mac é um computador que pode ser usado para trabalhos extremamente pesados. Porém, para que o seu dispositivo tenha o melhor desempenho possível, é essencial manter ele sempre limpo, livre de vírus e malwares, e otimizado. Portanto, use as nossas dicas e aproveite ao máximo o seu Mac.

Lojas em Destaque
Relacionados
Assine nossa nesletter

Quer receber novidades e dicas quentes da Tec8? Digite abaixo seu e-mail e assine nossa newsletter.


Parceria Tec8 Quer ser parceiro do Tec8? Entre em contato. Entrar em Contato