Foto: GE
Entre as muitas restrições que a covid-19 impõe mundialmente, uma delas foi a realização dos campeonatos de eSports presencialmente. O CBLOL teve sua última edição presencial em 2019, quando ocorreu seu 2º Split. Desde então, muita coisa mudou no cenário competitivo, enquanto o mundo tentava retomar sua antiga versão.
A partir desta sexta-feira (25), a competição volta a acontecer presencialmente, quando ocorrem os playoffs do 1º Split do CBLOL 2022. A competição volta aos estúdios e, junto dessa retomada, vem também a nostalgia de lembrar como eram as coisas antes da pandemia.
Na edição de 2019, 8 equipes competiram, diferente das dez que estarão nos playoffs desta vez. Além disso, quatro desses times da última edição presencial não estão mais na competição: CNB e-Sports Club, Redemption POA, Team oNe e Uppercut. Essas e outras equipes se enfrentaram ao longo de 11 semanas de competição, até chegar à final, em uma Jeunesse Arena lotada no Rio de Janeiro.
Em 2022, o 1º Split traz como principal novidade a mudança de estúdio do CBLOL, que será inaugurado nesta etapa da competição. A novidade tem animado o público do LoL competitivo, afinal, toda mudança é bem-vinda, principalmente após tanto tempo sem que as competições pudessem ser realizadas presencialmente.
Muitos pro players e equipes passaram por mudanças durante todo esse tempo. Uns deixaram o cenário competitivo, enquanto outros migraram para games como o Valorant, caso de Lusska, que contou um pouco mais sobre essa mudança e sua jornada de carreira para o portal Betway Insider.
Enquanto algumas equipes encerraram suas atividades, outras foram incorporadas a times maiores. Quanto aos jogadores, como é de praxe, alguns mudaram de time e outros mudaram de função dentro do cenário competitivo de LoL.
Um dos casos mais conhecidos é o de Murilo “Takeshi”, ex-oNe. Hoje, ele atua como comentarista da Riot Games Brasil. A competição de 2019 foi, inclusive, seu último ato enquanto pro player. Com a oNe finalizando o CBLOL daquele ano rebaixada, Murilo anunciou sua aposentadoria das competições após longos oito anos de ótimos serviços prestados ao cenário.
Ao fim do CBLOL 2019, uma outra mudança marcou o competitivo da categoria: o fim da CNB. Mesmo com todo seu impacto e tradição, a equipe encerrou suas atividades após cair para o Circuito Desafiante. O fim da equipe no cenário competitivo foi oficializado após a venda de seu lugar na categoria para o time de eSports do Santos Futebol Clube.
Ao fim da competição, o Flamengo se sagrou campeão ao bater a INTZ por 3×2. Era a terceira vez que o time carioca chegava na decisão, mas tinha ficado com o vice nas duas oportunidades anteriores. O fator casa com uma arena lotada, sem dúvidas, pesou a favor do time RUbro-Negro, que tantos fãs tem na cidade do Rio de Janeiro.
Aquele time campeão é considerado uma das equipes mais históricas do cenário competitivo brasileiro. Sua principal figura, até pela conexão com a cidade do Rio de Janeiro, sede do Flamengo, era BrTT, que já teve sua carreira de sucesso no CBLOL destrinchada em matéria de site de apostas de LoL.
O 1º Split de 2022 já tem seus confrontos com data e horários definidos:
A final acontece no dia 23 de abril. Os fãs do LoL competitivo podem acompanhar a transmissão pela TV, no canal Sportv3.