Memória XPG é boa? Qual placa é a melhor para o seu setup?
Compartilhar

Será que a memória XPG é boa na hora de montar um computador gamer para aproveitar seus jogos favoritos?

Ou será que não vale a pena consumir as peças dessa fabricante de placas de memória?

Bastante conhecida no mercado, a XPG oferece peças para PC com garantia quase interminável, o que a torna uma das melhores marcas para adquirir peças.

Ou seja, estamos falando de uma fabricante confiável, então podemos dizer de antemão que a memória XPG é boa?

Mas quais serão os melhores modelos que ela oferece e para quem cada um deles é indicado?

Esse é o nosso objetivo nesse artigo. A seguir, vamos mostrar as principais especificações dos modelos que escolhemos das placas XPG.

Confira abaixo e comece a anotar cada um deles para incluir no setup que está pensando em montar!

Foto
Produto
Detalhes
Produto
Nossa escolha
Capacidade: 8GB DDR4
Frequência: 2666 MHz
Slots:
8 GB:

Capacidade: 8GB DDR4
Frequência: 3000 MHz
Slots:
8 GB:

Capacidade: 16GB DDR4 Frequência
Slots:
16 GB:

Capacidade: 16GB DDR4
Frequência: 2666 MHz
Slots:
8 GB:

Capacidade: 32GB DDR4
Frequência: 2666 MHz
Slots:
16 GB:

Essas especificações já te dão certa noção de qual dos modelos estará de acordo com o setup que deseja montar. Se ainda precisa de ajuda para definir quais destas memórias é a mais indicada para você conheça cada uma em mais detalhes abaixo.

Qualidade
Preço
Avaliação

Está montando um PC gamer do zero e não pode sair gastando muito em apenas uma peça?

Então a XPG Gammix D30 é uma das melhores opções. Mesmo que os 8GB de RAM estejam começando a entrar em defasagem, o fato de ocupar apenas um slot significa que poderá adicionar mais depois.

Sua frequência de 2666 MHz também significa uma boa velocidade de trabalho, evitando gargalos durante a jogatina. Uma vantagem da placa é o uso do Intel XMP 2.0, que facilita o overclock para ganhar um pouco mais de performance.

Prós
Mais Econômica
Boa frequência
Possibilita overclock fácil.
Contras
8 GB já está começando a não ser o suficiente para jogos recentes.
Pro
Pro
Qualidade
Preço
Avaliação

Bastante semelhante ao modelo anterior, a D41 TUF se destaca por trazer mais velocidade. Isso é possível por conta de sua frequência de 3000 MHz, mais indicado para quem deseja mais fluidez nos jogos.

Vale mencionar também que, por muitas vezes, a diferença de preço é tão pouca que vale investir na opção mais veloz. Ainda assim, é importante lembrar que sua segunda placa deve ter o mínimo de 3000 MHz para manter a velocidade.

Dizemos isso pois usar uma frequência menor pode fazer com que a placa mãe opere as memórias de acordo com a placa que oferecer menor velocidade.

Prós
Econômica
Excelente frequência
Iluminação RGB
Possibilita overclock com facilidade
Contras
8 GB de RAM está começando a entrar em defasagem.
Pro
Pro
Pro
Qualidade
Preço
Avaliação

Com o dobro de capacidade das anteriores, a memória XPG Hunter é a melhor para quem quer começar a rodar todo tipo de jogo agora mesmo.

Placa única, isso significa que ela ocupará apenas um soquete, permitindo expandir sua memória RAM no futuro. Esse modelo também traz a excelente frequência de 3000 MHz, tornando sua performance exemplar.

Ele também conta com o Intel XMP 2.0, tornando o overclock mais acessível.

Prós
Melhor Custo Benefício
Ocupa apenas um slot
Excelente frequência
Overclock facilitado
Contras
Ao expandir, terá de equiparar a alta frequência.
Pro
Pro
Pro
Qualidade
Preço
Avaliação
Não dá para dizer que o conjunto das placas Spectrix D41 é feio.

Um conjunto de duas placas Gammix D41 de 8GB, ela fornece 16GB totais para seu computador rodar qualquer jogo da atualidade.

A frequência de 2666 MHz também garante uma boa performance nos jogos, além da iluminação RG estilosa para personalizar sua configuração. Seu único defeito é ocupar dois slots, limitando as opções de expansão.

Prós
Iluminação RGB cheia de estilo
Capacidade para rodar todo tipo de jogo
Overclock fácil por conta da tecnologia Intel XMP 2.0.
Contras
Dois slots limitam a expansão
Uma placa de 16GB é mais indicada.
Pro
Pro
Qualidade
Preço
Avaliação

Fechando a lista das placas de memória XPG, temos o conjunto Gammix D10 de 32GB DDR4. Ou seja, é facilmente a peça mais robusta de nosso conjunto.

Sua principal vantagem é que só agora os jogos AAA estão começando a exigir 16GB de memória RAM. Ou seja, com esse conjunto, provavelmente só precisará de upgrade daqui a uns 5 anos ou mais.

Apesar da boa frequência, é possível que no futuro os 2666 MHz já não sejam considerados o padrão de boa velocidade, então é importante ficar atento a isso para o futuro. Ainda assim, a Gammix D10 é promessa de longevidade.

Vale mencionar que o conjunto traz duas placas de 16GB, também limitando sua expansão. Por outro lado, é importante ressaltar que ainda levará um bom tempo até que precise fazer isso.

Prós
Maior Capacidade
Boa frequência
Fácil de fazer overclock.
Contras
Dois soquetes tornam a expansão mais difícil
Pro
Pro

Para que serve uma placa de memória?

Sabe que a memória é importante para uma configuração de PC gamer, mas não sabe exatamente o que ela faz para isso?

Vamos explicar para você.

Enquanto o processador é o responsável por calcular e executar qualquer operação no seu computador e a placa de vídeo serve para processar e mostrar gráficos com perfeição para você, a memória RAM é o suporte para que esses equipamentos atuem com perfeição.

Elas fazem isso ao armazenar arquivos temporários que serão usados pelas aplicações executadas pelas peças mencionadas acima.

Caso todo o processamento de arquivo fosse realizado diretamente pelo HD ou SSD, ele seria feito de maneira muito mais lenta. Imagina carregar um arquivo por completo toda vez que for abri-lo?

É isso que a placa de memória evita e por isso ela é tão importante para rodar seus games favoritos, que acessam e processam arquivos e linhas de código constantemente.

memória xpg é boa?

O que achamos das placas?

Como já demos o spoiler no início do artigo, não temos dúvidas de que qualquer placa de memória XPG é boa. O que pode mudar a decisão é o seu orçamento e suas necessidades como PC gamer.

Quer jogar os principais títulos do mercado na melhor qualidade possível? Então terá de investir nos modelos mais caros.

Curte mais jogos indie ou não é tão afetado pelo hype de jogar tudo no lançamento? Então é possível comprar um equipamento mais intermediário, mirando em um upgrade no futuro.

Tudo depende do quanto você pode dispender e quais tipos de games pretende jogar com frequência em sua máquina nova. Quer saber mais sobre peças de computador?

Então confira nosso artigo sobre o mouse Logitech!

Lojas em Destaque
Relacionados
Assine nossa nesletter

Quer receber novidades e dicas quentes da Tec8? Digite abaixo seu e-mail e assine nossa newsletter.


Parceria Tec8 Quer ser parceiro do Tec8? Entre em contato. Entrar em Contato