Loading Posts...

Uma das principais belezas do poker é que se trata de um esporte da mente em que leva um dia para aprender, mas uma vida para dominar. Esse ditado é um dos mais certeiros quando o assunto é poker. Se até mesmo os mais experientes e profissionais estão em constante evolução, os iniciantes precisam de se dedicar muito para evoluir de status.

Cometer erros enquanto ainda está aprendendo as nuances do poker é algo completamente normal, no entanto, persistir nesses tropeços vão emperrar o seu potencial nas mesas ao vivo ou online.

Para os iniciantes e que ainda estão dando os primeiros passos nessa modalidade já bem popular no país, separamos algumas dicas essenciais para começar a trajetória nas cartas com o pé direito.

Entre na comunidade do poker e não tenha medo de fazer perguntas

Hoje o poker brasileiro tem milhões de jogadores, sendo a maior parte deles recreativos. Vários fatores contribuíram para que em um espaço de duas décadas o poker no Brasil saísse do anonimato para o status de esporte emergente e um dos principais motivos é a comunidade ativa.

Todo jogador experiente já foi iniciante um dia e a maior parte da comunidade está aberta a responder perguntas básicas em prol da fomentação do poker.

Por exemplo, uma das lições básicas de todo iniciante é conhecer o glossário do poker. Com algumas horas de dedicação, é possível entender os termos mais importantes desse jogo. Claro que fica difícil decorar tudo enquanto ainda se está na fase iniciante, portanto, junto com os estudos ter um grupo nas redes sociais com foco no poker pode ajudar com que você pegue mais rápido o vocabulário do poker.

A curiosidade na medida certa é uma das maiores virtudes que se pode ter nesse esporte da mente. Não tenha medo de perguntar aos mais experientes para acelerar o seu processo de conhecimento.

Foque no Texas Hold’em antes de dominar outras variações

Uma das qualidades do poker é o fato de que ele atende a diversos tipos de jogadores. Dos mais agressivos aos cautelosos, há diferentes variantes que se enquadram no estilo de jogo do competidor.

A variante mais popular é o Texas Hold’em, que geralmente dita o tom nos principais torneios do mundo — os Main Events normalmente são disputados com essa variante. Outras como Omaha, Mixed Games e Five Card Draw são populares, mas não chegam no mesmo patamar do Texas Hold’em.

Não é por acaso que o Texas Hold’em é a mais querida do poker. Essa variante traz muito equilíbrio e é a mais tranquila para os iniciantes aprenderem. Dessa maneira, esta se trata da principal porta de entrada do esporte da mente.

Um erro de muitos novatos é tentar pular etapas e tentar se especializar em outras modalidades antes de dominar o Texas Hold’em. O Omaha é um exemplo disso. Variante em que há mais instabilidade pelo fato de que o jogador recebe quatro cartas para formar a mão junto com as cartas comunitárias (no Texas Hold’em são duas cartas), ela é mais designada para os competidores experientes. Quando um novato cai no Omaha, geralmente ele é engolido pelos “sharks”.

Não tente pular etapas. Ir direto para o Omaha e outras variantes pode funcionar para alguns iniciantes, mas a regra geral é aprender o Texas Hold’em primeiro antes de se aventurar pelo resto do poker.

O blefe não é uma estratégia corriqueira

Muitos enxergam o poker como um jogo de blefe em que é preciso enganar o oponente o tempo todo para vencer. É verdade que essa estratégia é importante para ter sucesso a longo prazo e faz parte da natureza do poker. No entanto, o blefe não existe para ser executado em todas as rodadas.

O blefe é um recurso e precisa ser utilizado moderadamente como uma carta na manga, caso contrário você será manjado pelos seus oponentes e tomará call o tempo todo. Saber utilizar o blefe de maneira correta e não como a principal tática do jogo é um aprendizado que muitos novatos demoram a entender.

Não tente jogar todas as mãos

O poker pode ser pragmático as vezes, sim, mas é melhor jogar de maneira correta em algumas mãos do que simplesmente entrar no jogo para ter ação. Saber foldar (desistir da rodada) é uma arte que todos bons competidores têm.

Portanto, não tentar jogar todas as mãos é um dos principais ensinamentos para os iniciantes. Se você estiver com dificuldades em foldar quando não tem uma mão boa pelo fato de não querer ficar longe da ação, uma maneira interessante de minimizar isso é jogar vários torneios ao mesmo tempo no poker online. Dessa maneira, você sempre estará tomando alguma decisão e tudo ficará mais divertido.

Ser seletivo e atacar apenas com boas armas é uma estratégia primordial no poker. Caso contrário, se você persistir com as mãos ruins, os oponentes terão muita vantagem.

Saiba que a posição na mesa influencia diretamente no jogo

Entender a classificação das mãos, estudar os oponentes, controlar o lado psicológico e evitar erros primários não basta para subir de nível no poker. Também é preciso entender a importância da posição na mesa relativa ao botão (dealer).

“A posição no poker é de extrema importância, é um conceito fácil e prático de ser compreendido, mas, ao mesmo tempo, é ignorado pela maioria dos jogadores iniciantes. Joile Bronson, o criador da modalidade Texas Hold’em, confirma essa tese: ‘quem tem posição no poker, tem tudo’”, afirma o site especializado no assunto PokerDicas.

O último a jogar na rodada tem a vantagem pelo fato de que é possível tomar a decisão após os adversários. Pode parecer algo desinteressante, mas faz a diferença e interfere diretamente no seu jeito de jogar.

Conclusão

O poker é um jogo de informações incompletas. É preciso sempre tentar encaixar os quebracabeças que estão presentes e procurar evoluir para não ficar no mesmo lugar. A partir dessas dicas citadas acima, você terá uma base boa para progredir em outras questões importantes no esporte das cartas que mais cresce no mundo.

Iniciante no poker? Confira essas dicas para começar bem nas cartas
5 (100%) 1 voto[s]
Voted Thanks!

Rubens Fonseca

Empresário, pai do Samuel e apaixonado por Games e Tecnologia.

Leave a Comment

css.php