Criando a Conta Comercial Instagram da sua Marca Agora!
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A conta comercial Instagram é parte das estratégias de crescimento na rede social quando se trata de marcas, influencer e empresas de qualquer porte.

Você sabe quais são os benefícios de transformar a sua conta comum em comercial também?

Já sabemos que o Instagram é uma das redes sociais mais acessadas do mundo, então logicamente a sua marca precisa marcar presença aqui! 

Com uma conta para negócios, você tem acesso às métricas da rede, que trazem informações importantes para elaborar uma estratégia certeira de crescimento no Instagram para sua marca.

Como há muitos negócios que ainda têm dificuldade em compreender o funcionamento das contas comerciais e interpretar suas métricas, criamos esse artigo para você descobrir um pouco mais sobre:

  • Os motivos de ter uma conta comercial Instagram;
  • Como alterar a conta pessoal para conta comercial ou, se for o caso, começar a conta da sua marca do zero;
  • Quais são as métricas mais importantes dessa rede social e como visualizá-las;
  • Como desenvolver de estratégias de crescimento para o seu Instagram a partir das métricas da conta;
  • Dicas para alcançar o sucesso da sua marca no Instagram.

Mas afinal, por que eu deveria ter uma conta comercial Instagram?

O Instagram é integrado com outras redes sociais, como o Facebook, e se tornou uma excelente ferramenta de vendas online nos últimos anos.

Para que a sua marca possa tirar proveito disso, ela precisa estar onde todos os clientes estão, no Instagram!

A vantagem que essa rede social entrega para a sua marca é que você tem acesso à todas as métricas de engajamento dos usuários com o seu negócio, então você visualiza o crescimento da sua marca em tempo real na rede.

Além disso, os outros motivos para você ter uma conta comercial Instagram são:

  • Com essas métricas em mãos, você descobre quais são os conteúdos que mais conectam com o público e investe neles;
  • Você consegue adicionar botões no seu perfil que encorajam os usuários a conhecerem mais sobre a sua marca, produtos e serviços;
  • Os conteúdos que estão dando certo podem ser promovidos para atingir mais pessoas, assim como as promoções do negócio, e muito mais!

Passo a Passo para Transformar sua Conta Comum em Conta Comercial Instagram

Transformar sua conta comum do Instagram em uma conta comercial é simples:

  1. No seu perfil, clique nas linhas do canto superior direito do seu feed e selecione “Configurações”;
  2. Quando a nova página abrir, vá em “Conta”;
  3. A última opção dessa nova aba sugere que altere o Instagram para conta comercial, basta você clicar nessa opção.

Porém, se você quer criar uma conta comercial para sua marca do zero, é só seguir o passo a passo para criar uma conta comum:

  1. Ao dar os primeiros passos no registro da nova conta, selecione “Cadastrar-se para uma conta comercial”;
  2. Então escolha entre criador de conteúdo ou empresa, aqui você deve escolher qual é a opção que mais representa a sua marca;
  3. Ao optar pelo que mais se encaixa ao seu negócio, novas instruções surgirão para você realizar o cadastro e então será redirecionado para entrar com o Facebook, mas se preferir não fazer, basta continuar o passo a passo;
  4. A próxima opção é escolher qual é a categoria da sua marca e depois clicar em “concluir”, assim sua conta comercial Instagram estará pronta para uso!

Antigamente era solicitado que os usuários com conta comercial vinculassem uma página do Facebook ao Instagram, apesar de hoje já não ser mais necessário, aconselhamos que você o faça para simplificar o processo de criação de anúncios.

Métricas que Você Deve se Atentar para Crescer no Instagram

As métricas do Instagram são um benefício de ter uma conta comercial.

A partir delas você é capaz de compreender como está o retorno dos seguidores em relação aos conteúdos da sua conta e como anda o crescimento da sua marca na rede.

Porém, há algo que você precisa se atentar antes de compreender as métricas reais do Instagram, as métricas de vaidade!

Métrica de Vaidade

A métrica de vaidade se referem ao número de seguidores que uma conta tem, não levando em consideração a qualidade de conteúdo entregue ao público.

Há algo muito mais importante que estes números, o engajamento.

Aliás, não podemos negar que ao nos depararmos com um Instagram que tem muitos seguidores, é o que almejamos para nossas contas e marcas, não é?

Porém, pare um instante e repare nas curtidas, nos comentários, nas interações reais de tal conta.

Muitas vezes há uma discrepância muito grande entre a quantidade de seguidores e o engajamento orgânico.

Essa é a métrica de vaidade, uma métrica ilusória

“E por que queremos passar longe dela?”

Porque ela não traz resultados reais para sua marca.

De que adianta você tem 10.000 seguidores, mas apenas 5 interagirem com as suas publicações? Inclusive, isso pode ser confundido com a prática de compra de seguidores, que é ilegal no Instagram.

Logo, atente-se para não cair nas métricas de vaidade do Instagram! Você combate isso ao criar conteúdos de valor para seus seguidores, que atraiam a atenção deles e os incentiva a interagirem com a sua marca.

Métricas do Instagram

Agora que você compreende o que é a métrica de vaidade, veremos as métricas mais importantes do Instagram que você deve levar em consideração ao analisar o retorno do público para sua marca.

Aliás, vale ressaltarmos que é melhor você ter poucos seguidores, mas engajados, do que ter muitos seguidores que não interagem com o conteúdo da sua marca.

#1: Alcance de Publicações

Essa métrica mostra quantos usuários a sua conta atingiu na última semana

#2: Impressões

Aqui, você verifica a quantidade total que os usuários visualizaram os seus conteúdos nos últimos 7 dias. 

Diferente da métrica anterior, as Impressões contabilizam visualizações duplas, ou seja, se um usuário viu a sua postagem mais de uma vez, contará como duas ou mais visualizações.

#3: Visualizações do Perfil

Como o próprio nome já diz, você vê quantas pessoas acessaram o seu perfil na última semana.

#4: Cliques no Site

Também é possível descobrir quantas pessoas clicaram no link da sua bio, que houver.

#5: Público

Uma das métricas mais importantes que o Instagram dá para contas comerciais é a chance de conhecer um pouco mais sobre os seguidores:

  • Porcentagem de homens e mulheres que seguem a sua marca;
  • Idade aproximada de cada gênero;
  • Localização dos seguidores;
  • Dias da semana que mais são ativos na rede social e horários, e mais.

#6: Métricas Específicas por Conteúdo

Além das métricas citadas acima, o Instagram também disponibiliza para as contas comerciais a chance de visualizar as métricas específicas por conteúdo:

  • Quantas vezes a postagem é salva pelos usuários e compartilhada por direct;
  • Quantas pessoas entram no seu perfil após visualizar um conteúdo;
  • O alcance que cada postagem tem;
  • As impressões do conteúdo e de onde elas vêm, como da página inicial, do perfil ou da localização colocada na postagem.

#7: Métricas por Stories

Por fim, também há as métricas dos stories:

  • Quantas pessoas responderam ao story;
  • Usuários visitaram o perfil a partir do story;
  • Pessoas que clicaram na menção;
  • Contas visualizaram o story;
  • Vezes em que o story foi visualizado pelo público;
  • Quantidade de contas que começaram a seguir o perfil após visualizarem o story;
  • Número de pessoas que clicaram para voltar e assistir novamente o story;
  • Usuários que clicaram em avançar para assistir aos próximos stories;
  • Contas que clicaram no próximo story, ou seja, pularam os stories e começaram a assistir da próxima conta;
  • Quantos pessoas saíram dos stories.

Agora que você descobriu as métricas mais importantes da rede, vamos aprender um pouco mais sobre como usar essas métricas para elaborar a estratégia perfeita para crescer sua conta comercial Instagram!

Desenvolvendo Estratégias de Crescimento no Instagram Através de Métricas

Todas as métricas citadas acima são essenciais para desenvolver uma estratégia certeira de crescimento do Instagram da sua marca.

O passo inicial é reconhecer quais são os tipos de conteúdos que mais engajam os seguidores e, a partir de então, investir neles!

Aqui estão algumas dicas de como você pode fazer isso:

  • Sempre esteja atento à linguagem usada com seu público. Verifique a faixa etária e o gênero predominante dos seguidores da sua marca e, então, desenvolva a linguagem adequada para os usuários;
  • Se você quer que a sua marca gere identificação para os usuários do Instagram, suas postagens precisam “conversar” com eles, entretê-los!

Para isso, analise as métricas a cada 7 dias e estude os conteúdos postados em cada semana.

Assim você aprende quais são as postagens que engajaram o seu público e quais não tiveram tanto retorno assim;

  • Não deixe de postar com frequência! É aconselhado que se faça 1 postagem por dia no feed e, no mínimo, 15 nos stories. Essa constância atrai os olhos do algoritmo, que passa a entregar mais do seu conteúdo para os usuários da rede;
  • Entrar em contato com uma plataforma de automação para Instagram. Essas soluções são capazes de atrair seguidores segmentados e crescer a sua marca no mercado em pouco tempo.

Mas o que é plataforma de automação para Instagram?

Uma plataforma de automação é uma solução que auxilia a sua marca a crescer no Instagram ao realizar ações automatizadas no perfil

Uma plataforma confiável que vem conquistando as marcas, empresas e influencers é a Nikau. Ela traz soluções como:

  • Seguir os usuários certos para atraí-los ao seu perfil e depois deixar de seguí-los;
  • Curtir automaticamente as postagens dessas pessoas que têm interesse pelo nicho de mercado que a sua marca atua e assim fazer o seu negócio ser conhecido;
  • Filtrar os usuários certos por meio de perfis, localizações e hashtags;
  • Conquistar os seguidores de concorrentes ou contas semelhantes, ganhando mais clientes em potencial e relevância no mercado;
  • Suporte por WhatsApp ou chat.

Como você pode perceber, a Nikau é a solução certa para o crescimento do Instagram da sua marca e, além disso, ela te dá um guia para aumentar suas vendas online.

Aproveite e entre em contato com a asikau agora!

6 Dicas para Alcançar o Sucesso da sua Conta Comercial Instagram

Agora que estamos no final do artigo, vale darmos algumas dicas para você aproveitar ao máximo os benefícios que a conta comercial Instagram dá para sua marca. 

#1: Investir em Relacionamentos

Você já deve saber que o Instagram é uma das redes sociais mais acessadas mundialmente, certo? Portanto, a sua marca precisa marcar presença aqui.

O algoritmo do Instagram valida contas que:

  • Não tardam em responder os seguidores nos comentários e directs;
  • Marcam pessoas que aparecem em suas fotos ou ao compartilhar conteúdos delas nos stories;
  • Reagem às mensagens e tentam estabelecer uma conversa com o público.

Sendo assim, invista em relacionamentos com os seguidores da sua marca.

#2: Utilizar Hashtags Estratégicas

A maioria dos usuários do Instagram faz uso das hashtags, mas será que realmente utilizam de maneira estratégica? Deixe as hashtags genéricas de lado, leve em consideração:

  • Palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo ou ao seu nicho de mercado;
  • Hashtags que estão em alta no momento e que influencers ou outras marcas semelhantes a sua estão usando.

#3: Fazer Stories e Reels

Os stories são uma ferramenta do Instagram capaz de criar conexão e identificação do público com a marca e, portanto, devem ser colocados em prática.

Neles, o que você pode fazer pela sua marca é:

  • Adicionar enquetes, perguntas e testes para gerar engajamento com os seguidores;
  • Mostrar os lançamentos da sua marca, como produtos novos ou serviços;
  • Aderir à contagem regressiva, onde você convida os seguidores a receberem notificação sobre um lançamento ou promoção;
  • Criar filtros personalizados da sua marca;
  • Fazer uso das várias funcionalidades dos stories, e muito mais.

Mas assim como os stories fazem muito sucesso, o Reels também chega para ficar.

Com vídeos rápidos e engajantes, essa nova ferramenta vem conquistando a graça dos usuários e atraindo cada vez mais pessoas para as contas que fazem seu uso.

Sua marca não pode ficar de fora dessa!

#4: Usar a Geolocalização

Incluir a geolocalização nos stories ou nas postagens faz com que o seu conteúdo seja disponibilizado para mais pessoas.

Assim, quando o usuário tem interesse pela sua marca, ele se torna um novo seguidor da sua conta.

Você também pode adicionar a localização na bio do seu perfil:

  1. Na conta da sua marca, clique em “editar perfil”;
  2. Vá em “opções de contato” e selecione “endereço comercial”;
  3. Preencha os dados da localização da sua loja física, se houver, e clique para confirmar”.

#5: Fazer Lives e IGTV

As Lives são excelentes ferramentas para atrair o público com assuntos do momento porque os seguidores recebem notificação assim que o vídeo começa e, inclusive, ele pode ser salvo no IGTV depois.

O IGTV, por sua vez, comporta gravações longas de até 60 minutos.

A intenção é reunir conteúdos de alto valor aos seguidores e mostrar uma prévia do vídeo no feed da sua marca, incentivando o público a assistir o conteúdo.

#6: Promover Anúncios

Quando se é uma marca no Instagram, a promoção de anúncios é quase que indispensável.

Com estes anúncios a sua marca consegue atingir mais usuários e atrair mais seguidores segmentados para o seu Instagram, gerando:

  • Mais vendas;
  • Engajamento;
  • Acesso ao site.

Inclusive, quando a conta comercial Instagram é vinculada a uma página no Facebook, se torna possível afunilar o público-alvo que receberá os conteúdos promovidos.

Definitivamente chegamos ao final do artigo e você aprendeu tudo o que deveria sobre como criar a conta comercial Instagram da sua marca.

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