Uma breve análise das CPUs de última geração para uso em jogos, casa e escritório
Compartilhar

Se você está pensando em comprar uma CPU nova, as chances são de que o PC para o qual você precisa atenda a um propósito específico. Você terá que levar isso em consideração ao comprar, porque programas diferentes geralmente exigem um conjunto diferente de especificações para melhor atender às suas necessidades. Um computador de escritório exigirá um modelo com mais threads e núcleos, enquanto uma máquina de jogos fará uso de velocidades de clock mais altas. Um conjunto de área de trabalho doméstica não exigirá muito de nenhum dos dois para que você possa fazer alguns trabalhos básicos e assistir ao Netflix. Portanto, você deve considerar as especificações cuidadosamente e decidir de antemão como você usará seu PC e quais programas você executará nele.

Agora, a menos que você seja um técnico ou profissional, escolher a CPU certa pode ser uma tarefa complicada. Basta fazer uma pequena pesquisa sobre a oferta atual de CPUs no mercado e é provável que você fique tonto com tanta informação. Longas listas de modelos com nomes semelhantes, todos numerados de forma confusa, ao lado de fotos brilhantes, mas não exatamente informativas, e dezenas e dezenas de especificações técnicas. Isso pode ser um pouco confuso. Quem poderia saber como escolher a CPU certa sem gastar mais dinheiro do que o necessário? Você pode. Quando você aprende alguns fundamentos sobre chips de CPU, não é tão difícil.

Neste artigo, você aprenderá exatamente isso.

Resumo da história

  • Intel e AMD, os dois principais fabricantes de CPUs, estão fazendo o possível para superar uma à outra em uma corrida para criar chips melhores. Portanto, hoje você pode comprar uma CPU rápida e acessível de boa qualidade em qualquer faixa de preço e categoria.
  • Uma CPU básica tem um preço médio, mas pode fornecer um desempenho decente e é uma boa escolha para a maioria dos aparelhos de uso doméstico.
  • A velocidade de clock mais alta se traduz em quadros por Segundo (FPS) mais alto em jogos, enquanto que mais núcleos/threads permitem um trabalho mais tranquilo em tarefas exigentes, como multimídia ou bancos de dados.
  • A AMD chegou ao mesmo nível da Intel em tudo, exceto no segmento de jogos. O processador Threadripper é o mais novo com forte desempenho que permanece indiscutível entre os processadores convencionais de ponta.

O principal primeiro. Antes de nos aprofundarmos na comparação de chips específicos em nossas categorias, vamos dar uma olhada em algumas características básicas de desempenho que distinguem os processadores uns dos outros.

Quais especificações são as mais importantes?

Clock mais rápido

Determina quantos ciclos de clock uma CPU pode realizar por segundo. Por exemplo, um processador com velocidade de clock de um único núcleo de 3,8 GHz pode executar 3,8 bilhões de ciclos de clock por segundo. Um número mais alto significa uma quantidade maior de cálculos realizados em uma unidade de tempo, o que significa que seus programas serão executados de forma mais fácil e suas tarefas serão concluídas mais rapidamente.

Núcleos/threads

O conceito de núcleos e threads pode parecer confuso no início, mas, na realidade, é bastante simples. Um núcleo é um componente de hardware de um chip que pode realizar cálculos por conta própria. Um thread é um componente virtual, um núcleo lógico que gerencia esses cálculos, permitindo que os núcleos físicos individuais alternem entre as tarefas mais rapidamente.

Digamos que seu processador está equipado com quatro núcleos e oito threads. Isso significa que ele pode executar quatro tarefas simultaneamente, enquanto as outras quatro aguardam na fila. Contagem de núcleo/thread mais alta pode ser usada por programas que processam cálculos complicados.

TDP

O termo TDP (Thermal Design Power), ou energia térmica de projeto, é a quantidade máxima de calor que uma CPU gera na frequência base. Quanto maior for esse número, mais calor será liberado e maior será o consumo de energia do chip. Isso exigirá que você equipe seu aparelho com uma unidade de alimentação melhor e resfriamento mais eficiente.

Tamanho da Cache

O cache é uma pequena memória on-board que armazena os dados usados com frequência. Ele é projetado para tornar a transferência de dados entre a RAM e a CPU mais rápida. Quanto maior o tamanho do cache, melhor, porque quando os dados necessários para o processamento não estão disponíveis lá, a CPU procura diretamente na RAM, o que torna o computador mais lento.

Claro, existem outras especificações que descrevem o desempenho de um processador, mas essas são as mais importantes. É bom mantê-las em mente quando for comprar.

Agora, aqui vem a parte mais interessante. Na próxima seção, vamos guiá-lo através da seleção das melhores CPUs que estão atualmente no mercado para cada tipo de uso pretendido.

Melhores CPUs para seu computador doméstico

Se você precisa apenas do computador para uso doméstico para terminar alguns trabalhos básicos de escritório, assistir Netflix ou jogar alguns jogos leves, jogos de navegador ou jogos de cassino, você pode considerar a compra de uma CPU com uma placa gráfica integrada. Isso permitirá que você economize dinheiro em todo o conjunto e o desempenho será suficiente. O AMD Athlon 3000G vem com dois núcleos, quatro threads, frequência básica de 3,5 GHz e placa de vídeo Radeon Vega 3 integrada, que é comparável em desempenho ao Intel HD Graphics. Este último é integrado ao chip Intel Pentium G6400, que é um pouco mais rápido, rodando a notáveis 4,0 GHz. Qualquer um deles custará cerca de 50 a 80 dólares. Portanto, cabe a você optar entre uma placa de vídeo mais integrada ou uma velocidade de clock maior.

Se, por outro lado, seu trabalho é mais exigente, ou se seus filhos querem jogar alguns jogos mais avançados, você deve considerar uma CPU de quatro a seis núcleos e clock com mais velocidade. Os processadores AMD Ryzen 3100 e Ryzen 3300X oferecem excelente qualidade pelo seu valor, trazendo uma boa relação de desempenho/custo, além de ter um bom cooler embutido.

Melhores CPUs para o trabalho

Se você trabalha principalmente com processadores de texto, navegadores, apresentações simples ou planilhas leves, uma CPU básica será suficiente para suas necessidades. O CPU Intel Core i3-10100 custa cerca de 100 dólares e oferece um bom desempenho.

Mas se você geralmente faz essas tarefas simultaneamente, precisará de mais núcleos e threads. Nesse caso, procure uma ou duas categorias superiores. O AMD Ryzen 5 3500 e 3500X tem preços entre 120 e 140 dólares, com seis núcleos e seis threads a uma frequência básica de 3,6 GHz e oferece uma qualidade muito boa pelo seu valor. Enquanto isso, o Intel Core i5 10400F vem com 6/12 core/thread e uma frequência base de 2,9 GHz por aproximadamente 135 dólares.

Se, por outro lado, você é um criador que trabalha com multimídia ou lida com planilhas extensas que contêm centenas de milhares de entradas numéricas, pivôs e funções complicadas, você precisará de um chip muito mais forte com um número maior de threads e núcleos. O processador AMD supera esse segmento, particularmente com os chips Ryzen 5 3600X/XT, Ryzen 7 3800XT e Ryzen 9 3950X. O primeiro será uma boa solução para dados menos exigentes e trabalho multimídia, enquanto o último é poderoso o suficiente para lidar com tarefas como renderizar animações 3D ou executar comandos em bancos de dados massivos sem o peso de longos períodos de espera.

Quando se trata do topo da liga, a linha AMD Threadripper oferece o melhor desempenho de trabalho do mercado convencional. Se você precisa de um núcleo de última geração para construir uma estação de trabalho poderosa, escolha esse. Ele vem com impressionantes 64 núcleos e 128 threads no modelo 3990X, sua frequência base é de 2,9 GHz, com overclock de 4,3 GHz. Mas prepare-se, ou o seu orçamento corporativo, para desembolsar uma boa grana, no caso do Threadripper 3990X, não sai por menos de 3.600 dólares.

Finalmente, se você é um gerente corporativo que equipa as salas de servidores da sua empresa, o Intel Xeon e o AMD Opteron apresentam opções viáveis.

Melhores CPUs para jogos

Os processadores de jogos são a categoria onde a guerra contínua entre o Time Azul e o Time Vermelho é travada com mais intensidade. A série Ryzen/Threadripper da AMD chegou com força total em 2019, chegando perto de seu concorrente, mas a mais nova 10ª geração da Intel prova mais uma vez o domínio do Time Azul neste segmento.

Construir um PC para jogos de baixo custo é talvez o único caso em que você gostaria de optar por um processador AMD, devido ao seu excelente valor de preço/desempenho. Os processadores AMD Ryzen 3100 e Ryzen 3300X vêm com 4 núcleos e 8 threads e velocidades de clock de 3,6 GHz e 3,8 GHz, seu desempenho em jogos é bastante sólido e custa apenas 99 ou 120 dólares, respectivamente.

Em todas as outras categorias, a Intel é claramente a vencedora. Seus chips têm velocidades de clock de núcleo único mais altas, oferecem possibilidades de overclock substancialmente superiores e alcançam um desempenho melhor no jogo.

O Intel Core i5 10600K é, de acordo com muitos, o melhor processador para jogos disponível atualmente em termos de valor. Com sua contagem de 6/12 núcleos /threads, frequência de base de 4,1 GHz e uma impressionante frequência de Top Boost de 4,8 GHz, não há nada que se compare em sua faixa de preço de cerca de 300 dólares. De qualquer maneira, a grande maioria dos títulos modernos não fará uso de mais de seis núcleos, porque a maior parte do processamento ainda é realizada pela GPU (unidade de processamento visual). Portanto, este chip é tudo que você precisa para construir uma máquina de jogos explosiva. Mesmo títulos como o mais novo Assassin’s Creed Valhalla, com gráficos bastante avançados, serão executados sem problemas – desde que você o combine com uma GPU forte.

No entanto, se você deseja realmente algo superior, o Intel Core i7 e i9 oferecem um desempenho um pouco melhor no jogo, mas por um preço significativamente mais alto. Se você não deseja fazer absolutamente nenhum ajuste na sua CPU para atingir um FPS mais alto em cerca de 5 a 15 pontos, está tudo bem. Caso contrário, você pode preferir pegar os 100 ou 200 dólares que economizou no processador e usá-los para comprar uma GPU melhor.

Além da categoria de nível de entrada, há mais um caso em que um chip do Time Vermelho pode ser uma escolha mais razoável. Se você deseja fazer streaming por meio de um serviço como Twitch.tv enquanto joga, a contagem de núcleos/threads mais alta do AMD Ryzen 3700 ou Ryzen 3900X pode ser útil e fornecer uma experiência de jogo mais tranquila.

Em suma

As duas últimas gerações de chips AMD e Intel oferecem bom desempenho e se comparam bem em todos os segmentos. A Intel se sai melhor em jogos por causa de sua velocidade de clock mais alta, enquanto a AMD é mais eficiente na maioria das tarefas de produtividade principalmente devido ao seu maior número de núcleos/threads.

Uma CPU doméstica não vai custar muito, e se você não precisa do seu computador para mais do que trabalho básico e multimídia, você pode até comprar uma CPU com um núcleo gráfico integrado e economizar dinheiro no conjunto todo.

O AMD Threadripper, com sua contagem de núcleo/thread, é geralmente o melhor processador para estações de trabalho mais equipadas, mas se você não precisa de tanta potência, Ryzen 3700 ou Ryzen 3950X da AMD são CPUs fortes e confiáveis e ambas são uma excelente escolha para o seu escritório.

A maioria dos jogos funcionará melhor em velocidades de clock mais altas, mas fazem uso limitado de mais núcleos/threads, e é por isso que os Core i5 e Core i7 da Intel no segmento de médio alcance são as melhores opções para jogos.  No entanto, se você quiser transmitir é melhor optar pela contagem superior de núcleo/thread da AMD Ryzen com modelos da série Ryzen 5 ou Ryzen 7.

Há diversas opções de todas as faixas de preço, quer você esteja comprando uma CPU nova para sua casa, escritório ou para seu conjunto de jogos. E como os dois principais fabricantes de CPU estão em uma competição acirrada, a qualidade dos chips é geralmente muito alta. Se você definiu o que deseja e aprendeu algumas noções básicas sobre as especificações de CPU, você não pode errar em sua escolha.

Lojas em Destaque
Relacionados
Assine nossa nesletter

Quer receber novidades e dicas quentes da Tec8? Digite abaixo seu e-mail e assine nossa newsletter.


Parceria Tec8 Quer ser parceiro do Tec8? Entre em contato. Entrar em Contato